Município da Guarda

Município da Guarda

Já são conhecidos os vencedores do Concurso Transversalidades 2016

10/08/2016
leitura do texto
Estão encontrados os vencedores da quinta edição do Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras do Centro de Estudos Ibéricos, que decorreu entre 11 de março e 31 de maio de 2016. A atividade alcançou excelentes resultados comprovando a qualidade da iniciativa: foram submetidas cerca de 700 candidaturas (mais do dobro do ano passado) atingindo mais de 30 países representados. Os participantes são predominantemente jovens, mais de 40% dos concorrentes tem menos de 30 anos. O concurso foi equilibrado em termos de género, mais de 40% dos concorrentes são do sexo feminino. com elevada participação de profissionais (fotógrafos, fotojornalistas, jornalistas, designers e ligados às artes, etc.). É de sublinhar que, embora predominem concorrentes de Portugal (30%) e do Brasil (28%), é relevante a presença da América Latina (16%), sobretudo a Argentina com 7%, e dos Países de Língua Portuguesa (especialmente Moçambique).

As cerca de sete centenas de participantes, provenientes de quase todos os continentes, asseguram uma representatividade alargada, geográfica e profissional, com fotógrafos, fotojornalistas, designers e outras artistas a marcarem presença assinalável. Os múltiplos olhares que lançam sobre pessoas e paisagens de diferentes continentes asseguram uma mostra onde se contempla a riqueza e a diversidade natural, humana e cultural do planeta.

O Júri do “Transversalidades 2016 -Fotografia sem Fronteiras”, constituído por Rui Jacinto, Lúcio Cunha e Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, Valentín Cabero, da Universidade de Salamanca, e pelos fotógrafos Jorge Pena, Santiago Santos, Susana Paiva e Victorino García, selecionou entre mais de 3500 imagens submetidas a concurso, 38 fotografias que se repartem pelas categorias de Melhor Portfolio, Melhor Portefólio temático e Menções Honrosas repartidas pelos vários temas do Concurso.

Premiados

Melhor Portfólio (Vencedor absoluto)

Arturo López Illana (Madrid, Espanha).

Tema 1- Património natural, paisagens e biodiversidade

Melhor Portfólio: João Pedro Costa (Portimão, Portugal).

Menções Honrosas: Julio Castro Pardo (Corunha, Espanha); Nima (Teerão, Irão).

Tema 2 - Espaços rurais, agricultura e povoamento

Melhor Portfólio: Teo Liak Song (Johor Bahru, Malásia).

Menções Honrosas: Amitava Chandra (Kolkata, Índia).

Tema 3 - Cidade e processos de urbanização

Melhor Portfólio: Luz (Madrid, Espanha).

Menções Honrosas: Carlos Costa (Vila Nova Gaia, Portugal); João Antonio Benitz Rangel dos Santos (Brasília, Brasil); Rodolfo Gil (Lisboa, Portugal); Leonardo (Recife, Brasil); Wong Chi Keung (Hong Kong, China).

Tema 4 - Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social

Melhor Portfólio: Arez Ghaderi (Sanandaj, Irão).

Menções Honrosas: Amadeo Velázquez Riveros (Asunción, Paraguai); Andrés Juárez (México, México); Miguel Louro Costa (Cascais, Portugal); Miguel Mesquita (Coimbra, Portugal).

Veja aqui as fotos dos vencedores do concurso.

Foto da notícia, da autoria do vencedor, Arturo López Illana.

Imagem: Já são conhecidos os vencedores do Concurso Transversalidades 2016