Guarda é Cidade Natal e vai ter Alta Passagem d'Ano

07/11/2016

A Guarda é a Cidade Natal entre 1 e 25 de dezembro. Durante 25 dias, a Praça Velha [Praça Luís de Camões] vai transformar-se na Cidade Natal, espaço de tradição e do imaginário associado à época natalícia. Neste espaço serão recriados diversos ambientes, cruzando o universo do Pai Natal e dos Duendes, com a enorme Árvore de Natal, com 13 metros, com a diversão da Pista de Gelo coberta, do colorido e glamoroso Carrossel Parisiense e os brinquedos insufláveis da Ilha dos Doces, apelando sempre ao imaginário dos visitantes.

A Sé da Guarda monumento emblemático da cidade, terá especial relevo neste cenário natalício, o ex-libris guardense vai estar especialmente iluminado, dando mais brilho às noites da Cidade Natal, reforçando o conceito da magia do Natal

Outra das novidades da edição de 2016 de Cidade Natal será 'A Jornada dos Reis Magos' no Largo João de Almeida (junto à igreja da Misericórdia). A iniciativa conta com camelos e dromedários ao vivo e uma tenda Berbere, onde vão estar também o Baltasar, o Belchior e o Gaspar.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Guarda pretende proporcionar a todos os visitantes uma vivência impar da quadra natalícia, onde em especial os mais pequenos viajarão num ambiente mágico oferecido pelas diversas atividades desenhadas à sua medida, desde a Casa do Pai Natal, à Oficina dos Duendes.

A par destas iniciativas, o Município da Guarda avança com outras atividades e parcerias, tal como em edições anteriores. É o caso do 'Jardim de Presépios', no Jardim Frei Pedro e no Largo 1º de Dezembro, onde irão surgir várias instalações inspiradas no Presépio tradicional, instalações essas levadas a cabo por escolas, jardins-de-infância, e Instituições que integram a Rede Social da Guarda. Também durante a Cidade Natal, o Município promove com os parceiros da Rede Social a feira, 'Aconchego de Natal' que decorrerá nas Instalações da Antiga Galeria Época, na Rua 31 de janeiro.

A Rua da Doçura (na Rua da Torre) volta a marcar presença neste Natal com doces da época e artesanato urbano a destacar-se nas diversas lojas que o Município abre propositadamente nesta época para dar mais vida ao centro desta Cidade Natal.

Destaque ainda para o Concurso de Montras de Natal que o Município promove a par com a ACG e cujo primeiro prémio terá o valor de 1000 euros, para a melhor vitrina.

Do programa natalício constam ainda os espetáculos de Gospel (um no TMG e outro na Sé ), vários concertos de Natal (na Igreja da Misericórdia, Na Igreja da Guarda-Gare e no TMG), uma exposição no Museu, teatro (pela Fundação Vodafone) na Alameda de Santo André e o tradicional Madeiro de Natal na tarde de consoada que volta a arder no Largo João de Almeida, junto à igreja da Misericórdia e que contará, tal como em edições anteriores, com animação e DJ's. Destaque também para o espetáculo 'Ruca' para as crianças do ensino público e privado dos Jardins-de-infância e escolas de 1º CEB do concelho que decorrerá no TMG.

O programa encerra no Dia de Reis, 6 de janeiro, com o espetáculo das Janeiras 'Ó da Casa!' no TMG.

A mais alta Passagem de Ano com Amor Electro

Mas as festividades não terminam no Natal, a Câmara Municipal da Guarda quer que a entrada em 2017 seja inesquecível e feita a partir do coração da 'cidade mais alta' e por isso, no dia 31 de dezembro todos os caminhos vão dar à Praça Velha [Praça Luís de Camões].

As festividades marcadas para o centro histórico da Guarda prometem a maior das Passagens de ano da Região com um fantástico espetáculo de Videomapping, com o concerto de uma das melhoras bandas Pop nacionais da atualidade, os Amor Electro e ainda com a atuação do DJ Nuno Luz, pela madrugada dentro. O Município da Guarda desafia todos a vir brindar ao novo ano na mais alta das passagens de ano do país!

Programa completo aqui.

Imagem: Guarda é Cidade Natal e vai ter Alta Passagem d'Ano