Facebook
Sapo Vídeos

Ópera, Estreia Nacional - Tudo Nunca Sempre o Mesmo Diferente Nada, de Tiago Cutileiro


Data inicio: 23-02-2019
Hora: 21:30
Local: Pequeno Auditório do TMG

​PROJETO OPERÁTICO DENTRO DO QUE SE PODERÁ CHAMAR MÚSICA “NÃO-NARRATIVA” E APRESENTADA EM QUATRO ATOS, NUMA SUCESSÃO DE DOZE CENAS DE DEZ MINUTOS CADA.

Não deixando de ser uma ópera, no seu sentido mais clássico, o projeto envolve uma conceção simultânea de música, libretto, projeção vídeo e encenação. É uma produção onde a vídeo projeção, a eletrónica em tempo real, os personagens cantores e a cenografia se inserem na tradição da grande ópera, quer através da sua escala temporal e de espaço, quer através do seu fio narrativo, centrado nos temas paradigmáticos da natureza humana - duas personagens apaixonam-se, envelhecem, desiludem-se e recordam as suas vidas enquanto uma terceira personagem, a narrativa, as acompanha como um fantasma das suas próprias histórias/memórias.
Tiago Cutileiro (1967), compositor e artista sonoro, é licenciado em Composição pela Universidade Évora, onde concluiu também o Doutoramento. Atualmente vive e trabalha em Berlim. A sua obra inclui música instrumental, electroacústica e eletrónica, instalação sonora e sono-plástica, música para teatro e para cinema.
Música original - Tiago Cutileiro
Encenação - Sónia Baptista, Leonor Keil e André E. Teodósio
Interpretação - Inês Simões, Nélia Gonçalves, Maria Ermida, Maria João Sousa (cantoras);
agrupamento Ars Ad Hoc
Video - Raquel Melgue
Informática musical - Ricardo Guerreiro

Org.: CMG/TMG/ Arte no Tempo

5€    M/12     120M (COM INTERVALO)