Sapo Vídeos

Queimas devem ser comunicadas previamente à autarquia

11-02-2019

A Câmara Municipal da Guarda informa que, no âmbito do Decreto-Lei n.º 14/2019, de 21 de janeiro, fora do período crítico e quando o índice de risco de incêndio não seja de nível muito elevado ou máximo, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como a que decorra de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, está sujeita a comunicação prévia à autarquia.

A comunicação prévia de realização de queima, deverá ser efetuada por via telefónica através do contacto: 271 220 713 ou através do acesso à plataforma on line. A queima executada sem comunicação prévia à autarquia, é considerado uso de fogo intencional, estando por isso sujeito a coimas.

Queimas de Sobrantes, como fazer em segurança
Faça vários montes de pequena dimensão.
Afaste o amontoado de sobrantes a queimar de pastos, silvados, matos ou árvores.
Abra uma faixa de limpeza sem vegetação à volta dos sobrantes a queimar.
Molhe a faixa de limpeza antes de iniciar a queima.
Tenha um recipiente com água ou uma mangueira junto ao local.
Queime os sobrantes pouco a pouco.
Não abandone a queima, mantenha-se vigilante. Se saltar alguma faúlha apague de imediato.
Queime até ficarem apenas as cinzas, e assegure-se que antes de abandonar o local não existe fumo a sair das cinzas.