Apresentação de livro - O Neto do Homem mais Sábio (biografia de José Saramago), de Tomás Guerrero

19/06/2021

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

​“O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”. Assim iniciava José Saramago o seu discurso diante da Academia Sueca, por ocasião da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído em 1998, referindo-se ao seu avô, Jerónimo Melrinho. E é precisamente o avô Jerónimo quem, em conversa com Ricardo Reis, o heterónimo do poeta Fernando Pessoa que Saramago converteu em personagem no romance “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, guia o leitor pela vida e a obra de Saramago, desde a infância na Azinhaga do Ribatejo até aos seus últimos dias na ilha de Lanzarote. Uma viagem tão bem documentada como fascinante, que é também uma bela homenagem à literatura portuguesa, através de dois dos seus maiores nomes: Pessoa e Saramago.”

Ilustrador, animador e autor de Banda Desenhada radicado na Galiza, o espanhol Tomás Guerrero lança-se ao desafio de contar a vida de José Saramago em Banda Desenhada em “O Neto do Homem Mais Sábio”.

Organização: Museu da Guarda - 5ª edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea - Cidade da Guarda | BMEL​