Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Canil Municipal da Guarda

O Canil Municipal tem como objectivo assegurar o cadastro da população canina e felina do Concelho da Guarda, garantir o seu controlo, manter acções inerentes à profilaxia da raiva e outras doenças transmissíveis por animais, promover a captura, remoção, apanha, tratamento e detenção de animais, redução do abandono e fomento da adopção responsável, assegurar a gestão do Canil/Gatil Municipal.


Serviços

Adopção de animais
Restituição de animais
Entrega de animais com dono
Recolha de animais errantes
Recolha de animais mortos ou acidentados
Realização de sequestros preventivos
Recolha domiciliaria de animais com doença terminal


Campanha de vacinação anti-rábica e controlo de outras zoonoses

O Médico Veterinário Municipal procede à vacinação contra a raiva e identificação electrónica de cães e gatos no âmbito das Campanhas, de Vacinação Anti-rábica e Controlo de Outras Zoonoses e de Identificação Electrónica, do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Durante os meses de Maio e Junho, são determinados locais, dias e horas em que se procede à vacinação nas freguesias do concelho da Guarda. Estas indicações tornam-se públicas por meio de editais afixados em lugares públicos, como as sedes das Juntas de Freguesia.  Nos restantes meses do ano poderá vacinar (Vacinação Anti-rábica) o seu animal nas instalações do canil municipal, ás quartas feiras de mercado pelas 14h30.
A vacinação anti-rábica é feita em cães com mais de 3 meses de idade. A vacinação dos gatos processa-se em regime de voluntariado.
O sistema de identificação electrónica (microchip) é colocado em cães a partir dos 3 meses de idade.


Animais alojados

Infelizmente o abandono de animais continua a ser uma realidade do nosso quotidiano. A Câmara Municipal da Guarda tem uma equipa de colaboradores especializados na recolha, alojamento e acompanhamento de animais abandonados.
Os animais errantes provêm de todo o concelho e são recolhidos nas instalações do canil municipal, onde permanecem durante 8 dias a aguardar o seu proprietário, após este período e após avaliação veterinária podem ser seleccionados para possível adopção.
Se procura um cão ou gato para adopção visite o Canil Municipal da Guarda. Será recebido pelos funcionários e médico veterinário que o auxiliarão na decisão. Aos animais adoptados é obrigatório a colocação de microchip que permitirá a identificação do proprietário se ele se perder. A adopção implica assinatura de um termo de responsabilidade, uma pequena conversa com o médico veterinário e o pagamento da vacinação anti-rábica e da identificação electrónica em regime de campanha. Para mais informações sobre o processo de adopção contacte o serviço.


Contactos
Canil Municipal da Guarda
Galegos
6300-653 Guarda
Telf.: 271 225 357

Horário de Atendimento
O horário de atendimento ao público é das 08h30 - 12h30 e das 14h00 às17h00

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.