Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
Pacto de Autarcas
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

TROFÉU CIDADE DA GUARDA PARA A ‘TAÇA DAS NAÇÕES’

Como é já tradição, o 4º Grande Prémio de Portugal, este ano denominado Troféu Cidade da Guarda e que vai disputar-se de 26 a 28 de Março, dá início à Taça das Nações - competição criada pela União Ciclista Internacional (UCI) - reservada a selecções constituídas por corredores da categoria de Sub-23 e disputada pelo somatório de pontos conquistados nas várias provas inscritas no respectivo calendário, que é o seguinte:

26 a 28/Março - G.P. de Portugal
10/Abril - Tour des Flandres (Bélgica)
14/Abril - La Côte Picard (França)
17/Abril - ZML Tour (Holanda)
26/Abril a 1/Maio - Giro delle Regioni (Itália)
5 a 12/Setembro - Tour de l'Avenir (França)

Depois de, em 2007, Vítor Rodrigues ter alcançado a vitória individual na corrida, que se desenrolou nas estradas da região de Felgueiras, e de, no ano seguinte, Portugal terminar a Taça das Nações em 6º lugar, a Selecção Nacional conquistou uma brilhante vitória colectiva, graças ao triunfo de Vítor Rodrigues, de novo em Felgueiras, e às boas prestações de Rui Costa, nomeadamente o 2º lugar no Tour de l'Avenir.

Na edição do ano passado, o GP de Portugal - mais uma vez na região de Felgueiras - foi conquistado pelo colombiano Sérgio Henao, seguido, no segundo lugar, por Ricardo Vilela; na classificação final do conjunto de todas as provas, o triunfo pertenceu à selecção da França, com a representação portuguesa no 15º posto.

Por terras da Beira Alta
Este ano a prova vai percorrer terras da Beira Alta, com quartel-general na Guarda, a cidade mais alta de Portugal, alcandorada no último esporão norte da Serra da Estrela, a 1.056 metros de altitude, guardando dentro das suas muralhas um vasto património cultural. Do alto da torre de menagem do castelo avistam-se as cidades de Sabugal e Trancoso, onde terminam as duas primeiras etapas.

O pelotão, composto por quinze equipas, duas das quais em representação de Portugal, sai da Guarda na sexta, dia 26 de Março, para percorrer os 123,4 Kms da primeira etapa, em direcção ao sul, a caminho da cidade do Sabugal, situada na reserva natural da Serra da Malcata e banhada pelo rio Côa, que dispõe de uma acolhedora praia fluvial.

Na segunda etapa, no sábado, dia 27, a caravana, composta por selecções de países da Europa, EUA, América do Sul e África, volta a partir da Guarda, desta feita em direcção a Norte, percorrendo 116,4 Km, com destino a Trancoso, terra de Bandarra, alcunha do sapateiro-profeta Gonçalo Annes, que se notabilizou pela sua poesia, mas cujas trovas deram origem a um processo da Inquisição.

No domingo, dia 28, um contra-relógio na cidade da Guarda, com 17 quilómetros de extensão, encerra o programa deste 4º G.P. de Portugal, etapa que servirá para tirar a limpo quaisquer dúvidas que tenham subsistido às duas jornada anteriores.


ETAPAS

1ª Etapa: Guarda-Sabugal (123,4 Km) – 26/03/2010 (Sexta-Feira)
Partida: Jardim José Lemos, às 11h30.
Chegada: Rua Jeremias Amaral, às 14h41.

Percurso: Adão, Pega, Sabugal (1ª Passagem pela meta), Vila Boa, Alfaiates, Soito (MV), Sabugal (2ª passagem pela (meta), Soito (MV), Sabugal (3ª passagem pela meta), Soito (MV) e Sabugal (meta final).

2ª Etapa: Guarda-Trancoso (116,4 Km) - 27/03/2010 (Sábado)
Partida: Jardim José Lemos, às 11h30.
Chegada: Av. Dr. Fernandes Vaz, às 14h31.

Percurso: Carvalhal, Pinhel (MV), Valbom, Vila Franca das Naves (PM 3ª cat.), Km. 54,2 (PM 3ª cat.), Trancoso (1ª passagem pela meta), A do Cavalo, Rabaçal (MV), Trancoso (PM 3ª cat.- Meta final).

3ª Etapa: Guarda-CRI (17,5 Km) - 28/03/2010 (Domingo)
Partida: Jardim José Lemos (último corredor, às 10h00).
Chegada: Mercado Municipal (último corredor, às 11h37).


EQUIPAS PARTICIPANTES

Portugal A Portugal B 
Rússia Alemanha 
Suiça Holanda
Espanha  Colômbia
África do Sul Casaquistão
Luxemburgo França
UCI USA
Dinamarca

 

 

 

 

 

 

Consulte aqui a lista dos ciclistas

Selecções trabalham para o futuro
José Poeira mostra-se esperançado

José Poeira, seleccionador nacional, mostra-se esperançado na utilidade da participação das nossas selecções em provas desta envergadura, na medida em que representam um importante contributo para a evolução dos ciclistas nesta sua fase formativa.

«Apresentamos nesta competição duas selecções que reúnem algumas possibilidades de uma representação condigna, em particular no contra-relógio, especialidade em que dispomos de dois bons elementos. O nosso maior objectivo é trabalhar com os olhos postos no futuro sem, contudo, deixar de encarar o presente tendo em vista encontrar novos valores que preencham as vagas deixadas pelos que já ascenderam ao escalão superior.»

 

Mais informações sobre a prova disponíveis em www.pad.pt

 

Fonte: http://videos.sapo.pt

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.