Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Sexta Edição do Prémio Eduardo Lourenço distingue Cesar Antonio Molina


César Antonio Molina foi o candidato galardoado da VI Edição do Prémio Eduardo Lourenço, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos com o nome do seu mentor e Presidente Honorário.

Destinado a distinguir personalidades ou instituições de língua portuguesa ou espanhola que tenham demonstrado intervenção relevante e inovadora na cooperação transfronteiriça e na promoção da identidade e da cultura das comunidades ibéricas, esta edição recebeu candidaturas de personalidades e instituições dos dois países.

Reunido na Guarda, no dia 22 de Outubro, o Júri, presidido pelo Reitor da Universidade de Salamanca, Prof. D. Daniel Sánchez Ruipérez, deliberou atribuir o Prémio a César Antonio Molina.

O Júri valorizou o destacado papel nas suas actividades literárias e culturais que estão intimamente relacionadas com o espírito ibérico do Prémio. Como escritor, destacam-se obras de ensaio, prosa e poesia. O seu trabalho cultural a partir do Círculo de Belas Artes de Madrid ampliou os laços peninsulares com a criação da "Semana de Cultura Portuguesa." Como Director do Instituto Cervantes intensificou a colaboração ibérica com o Instituto Camões, realizando acções conjuntas que se viram reforçadas através do Ministério da Cultura do Governo de Espanha.

César Antonio Molina é um escritor e poeta espanhol, nascido na Corunha, em 1952. Foi director do Instituto Cervantes e do Círculo de Belas Artes de Madrid e Ministro da Cultura, de 2007 a 2009.

O Prémio, com o valor pecuniário de 10.000,00€, será entregue em Sessão Solene no próximo dia 26 de Novembro, integrado nas comemorações do X Aniversário do Centro de Estudos Ibéricos. 

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.