Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
Pacto de Autarcas
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Simulacro no heliporto da Guarda

No próximo dia 1 de Março, às 9h30, Dia Nacional de Protecção Civil, o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) vai realizar um simulacro ao Plano de Emergência do Heliporto executado recentemente. Este plano visa testar a operacionalidade do plano bem como articular todos os procedimentos de socorro e salvamento entre os demais Agentes de Protecção Civil (APC) intervenientes.

De modo a permitir aproximar o mais possível o exercício da realidade, o SMPC organizou um cenário onde um helicóptero que se dirigia para a helipista, não conseguia fazer a aterragem em segurança, perde o controlo e despenha-se nas imediações do heliporto, colidindo com um veículo automóvel que passava na estrada naquele  momento. Deste cenário resultam três feridos graves, encarcerados no helicóptero e na viatura, derrame de combustível e iminência de incêndio no helicóptero e na viatura acidentada.

Neste exercício participam Corpo de Bombeiros da Guarda, Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, Unidade Local de Saúde, Polícia de Segurança Pública da Guarda, Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, Autoridade Nacional de Protecção Civil e Banco Local de Voluntário.

Com a realização deste exercício, o SMPC pretende obter resultados para fazer uma avaliação de desempenho dos APC fazendo uma análise no final do exercício sobre os aspectos positivos e negativos de forma a aperfeiçoar e agilizar procedimentos, contribuindo para uma capacidade de resposta mais eficiente em caso de emergência.

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.