Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

A Guarda acolheu as comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular

A Guarda acolheu as comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular, numa iniciativa conjunta do Exército Português e da Câmara Municipal da Guarda.
Das comemorações podemos destacar a Cerimónia Militar na Praça Dr. Francisco Salgado Zenha, junto ao antigo Quartel, onde foram prestadas honras militares e homenageados os mortos.
A evocação histórica esteve a cargo do Cor. Art. Carlos Alberto Fonseca, seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Guarda e do General Chefe do Estado-Maior do Exército. Este primeiro momento terminou com um desfile das forças em parada.
Na Galeria do Paço da Cultura foi Inaugurada da Exposição “O Terreno, o Engenho e a Arte de Fortificar Pararam a invasão de Masséna”, uma mostra da responsabilidade da Direcção de Infraestruturas do Exército, estando a apresentação a cargo do T. Cor. Eng. José Paulo Ribeiro Berger.
O Auditório do Paço da Cultura  recebeu o Colóquio “A Região da Guarda na Guerra Peninsular” e que contou com as seguintes intervenções:
“As Invasões Francesas – A Zona de Operações Terrestres”, pelo T.Cor. Abílio Lousada (Professor do Instituto de Estudos Superiores Militares) “ A Guerrilha contra o Exército Napoleónico, na Região da Guarda”, pelo Professor Adriano Vasco Rodrigues, as “Operações Militares na Região da Guarda”, pelo Cor. Art. Carlos Alberto Fonseca (Director do Arquivo Histórico Militar) e “A passagem das tropas de Masséna pelo vale do Mondego e Aldeia Viçosa”, pelo Dr. José Manuel Coutinho dos Santos.
As comemorações terminaram com um Concerto pelo Ensemble da Banda Sinfónica do Exército, que se realizou no Pequeno Auditório do TMG.

Consulte aqui a intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Guarda

Consulte aqui  a intervenção do General  Chefe do Estado- Maior do Exército

 

Alguns momentos das comemorações

     
     
     
     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Reportagem Local Visão 

 
© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.