Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

XI Curso de Verão do CEI "Diálogos Ibéricos e Cooperação: terras, gentes, culturas"- 6 a 9 de Julho, Guarda


Consulte aqui o programa


Terá lugar de 6 a 9 de Julho, na Guarda, a décima primeira edição dos Cursos de Verão, iniciativa que o CEI realiza desde 2001 e que é já uma das imagens de marca do Centro.

Com o título “Diálogos Ibéricos e Cooperação: terras, gentes, culturas”, o Curso visa aprofundar o conhecimento do Património dos territórios fronteiriços enquanto recursos potenciadores da organização de rotas culturais e do desenvolvimento da actividade turística, e debater a Cooperação, os novos desafios e as potencialidades que encerra para promover a coesão social e territorial.

Estruturado em Painéis de Debate e Trabalhos de Campo, o Curso alia a vertente teórica às componentes prática e lúdica, o que tem resultado numa mais-valia e factor de atractividade para os participantes.

Os trabalhos de campo, realizados sob a égide de Orlando Ribeiro, cuja vida e obra será evocada no ano do centenário do seu nascimento, visam conhecer diferentes iniciativas de valorização dos recursos locais, materiais e intangíveis, em curso de um lado e outro da fronteira, e debater, em ateliers específicos, várias estratégias de desenvolvimento territorial.

À semelhança de edições anteriores, o Curso é creditado pela Universidade de Salamanca com 3 créditos de libre elección e faz parte da oferta de Cursos de Verão daquela Universidade.
A Sessão de Abertura terá lugar no próximo dia 6 de Julho, Quarta-feira, pelas 9h30m, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

No dia 8 de Julho, pelas 16h30m, será lançado o 18º volume da Colecção Iberografias, intitulado «Efeito Barreira e Cooperação Transfronteiriça na Raia Ibérica. Impactes Territoriais do INTERREG-A», de Eduardo José Rocha Medeiros. Inicia-se com este número uma nova parceria editorial do CEI com a Editora Âncora, que passará a assegurar a co-edição e distribuição das publicações do Centro de Estudos Ibéricos.

Mais informações em www.cei.pt

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.