Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, na Guarda
Apresentação dos dispositivos operacionais de combate aos incêndios na Guarda

 
 
 
 
 
O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, acompanhado pelo secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, apresentou os dispositivos de combate a incêndios florestais, que irão estar ao serviço durante o período crítico.

Este ano, o efectivo foi reforçado através da formação de uma segunda Companhia, com 70 elementos, para operar nos distritos de Évora, Beja e Setúbal.

Para além dos GIPS (criados em 2006), foi criada, em 2007, a Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”, com uma primeira Companhia constituída por 140 elementos.
 
A criação Equipas de Intervenção Permanente é outra das medidas que vai elevar o nível de prontidão e resposta em situações de socorro e emergência às populações dos concelhos com maior nível de risco.

A medida contempla para já 32 protocolos e envolve a Autoridade Nacional de Protecção Civil, autarquias e respectivas Associações Humanitárias de Bombeiros.

Também ao nível do reforço dos meios humanos, Portugal pode contar já este ano com mais duas Brigadas de Sapadores Florestais.

Relativamente ao dispositivo de meios aéreos para 2008, estarão disponíveis 56 aeronaves, incluindo 35 helicópteros e 14 aviões, a que se juntam dois aerotanques pesados anfíbios e os novos cinco helibombardeiros pesados, destes, nove são meios próprios do Estado (seis helicópteros pesados e três ligeiros).

 

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.