Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Eduardo Lourenço comemorou 85º aniversário na Guarda e doou espólio à futura Biblioteca Municipal “Eduardo Lourenço”

O ensaísta e director honorífico do Centro de Estudos Ibéricos comemorou na passada Sexta-Feira, 23 de Maio, na Guarda, o seu 85º Aniversário. O Centro de Estudos Ibéricos preparou um programa especial para assinalar este dia, que teve início pelas 10h00, na sede do CEI, com um Encontro entre bolseiros e investigadores, portugueses e espanhóis, apoiados pelo Centro desde 2004 e que desenvolveram trabalhos no âmbito do Projecto “Culturas Ibéricas, Sociedades de Fronteira: Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança”.

Da parte da tarde destacou-se o Colóquio “A Ibéria d´aquém e Além Fronteiras” e a apresentação de dois novos volumes da Colecção “Iberografias” (CEI/Campo das Letras): ”Existência e Filosofia. O Ensaísmo de Eduardo Lourenço”, de João Tiago Pedroso de Lima, e “Abandono do espaço agrícola na Beira Transmontana”, de Adélia Nunes.

O momento alto do dia teve lugar com a cerimónia onde o Ensaísta doou parte do seu espólio pessoal à futura biblioteca municipal que tem o seu nome e que será inaugurada a 27 de Novembro, Dia da Cidade. O Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Valente, agradeceu ao Professor Eduardo Lourenço a generosa oferta de cerca de 3000 livros e a confiança depositada na Câmara Municipal da Guarda, um gesto que muito enriquece o património cultural da cidade.

Veja também o documento da Doação e o discurso do Presidente da Câmara Municipal.

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.