Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Apresentação aos parceiros do Provere Serra da Estrela e do Buy Nature de um Programa de Acção conjunto e respectivo Contrato de Consórcio

Decorreu na passada terça-feira a apresentação aos parceiros do Provere Serra da Estrela e do Buy Nature de um Programa de Acção conjunto e respectivo Contrato de Consórcio.

O objectivo primeiro da reunião era a confirmação da integração na parceria de todos os parceiros que tinham apresentado projectos, com a subscrição do Contrato de Consórcio e correspondente obtenção da assinatura no documento.

Revelou-se pacífica a união entre os dois PROVERES que souberam encontrar as plataformas de entendimento para integrar num só documento de estratégia os diversos projectos âncora e complementares. Como exemplo desse esforço de integração refira-se a integração de alguns projectos de alojamento hoteleiro previstos no Provere da Serra da Estrela que foram integrados na Rede de Alojamentos de Turismo de Natureza e a criação de um projecto âncora “Rede de Alojamentos de Turismo de Saúde Bem-estar” onde serão acolhidos muitos dos restantes projectos de alojamento hoteleiro.

A presença maciça dos parceiros na reunião traduz bem o entusiasmo com o programa que ultrapassou as expectativas dos seus promotores iniciais as CM’s da Serra da Estrela lideradas pela CM da Guarda. A percentagem de investimento em projectos privados atingiu os 80%, pelo que às entidades públicas, câmaras municipais incluídas, ficaram apenas reservados os investimentos de alguma forma supletivos ou complementares dos privados.

O montante total do investimento dos dois PROVERE’s é de 340 milhões de euros, respeitando à Serra da Estrela 267 milhões,

A concretizar-se todo este investimento deverão ser criados na região, só na Serra da Estrela, cerca de 1400 postos de trabalho.

O bioclimatismo com o objectivo de criar uma região de excelência bioclimática em torno do ar puro de altitude e da água pura da montanha, será o grande projecto inovador, onde cabem como projectos complementares um Centro de Investigação e Inovação – Saúde/Ambiente e uma Clínica do ar para doenças do foro respiratório, a instalar nos Pavilhões Rainha D. Amélia e D António de Lencastre do Parque de Saúde da Guarda.

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.