Município da Guarda

Acesso Rápido
Linha Verde
Linha Verde Recados de Criança
BricoSolidário
A sua opinião conta
Recomendamos
Símbolo Acessibiliade
Este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais.
Transpoortes Urbanos
O Provedor de Justiça na Defesa do Cidadão

Iniciativa do CEI vai já na 5ª edição
Prémio Eduardo Lourenço 2009

Encontram-se abertas as candidaturas à 5ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, galardão instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos destinado a distinguir personalidades ou instituições, de língua portuguesa ou espanhola, que tenham sido protagonistas de uma intervenção relevante e inovadora no âmbito da cooperação e no domínio das identidades, das culturas e das comunidades ibéricas.

O Prémio, no montante de 10.000,00€ (dez mil euros), será atribuído por um júri constituído pelos membros da Direcção do Centro de Estudos Ibéricos (Reitor da Universidade de Coimbra, Reitor da Universidade de Salamanca e Presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito (8) personalidades sendo, no presente ano, presidido pelo Reitor da Universidade de Coimbra.

Na sua primeira edição o galardão foi entregue à docente universitária e ensaísta Maria Helena da Rocha Pereira, pela sua intensa actividade pedagógica e científica nas áreas da Cultura Clássica Greco-Latina e enquanto promotora da identidade e da cultura das comunidades ibéricas. Em 2006, o Prémio foi atribuído ao jornalista Agustín Remesal, pelo seu trabalho literário e profissional ligado a Portugal e a Espanha, incidindo nas culturas e identidades fronteiriças. Em 2007 a premiada foi a conceituada pianista Maria João Pires e no ano transacto o Prémio foi atribuído, a título póstumo, ao poeta, tradutor, editor e professor de Língua e Literatura Espanholas, Ángel Campos Pámpano.

Qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura até 30 de Julho para o Centro de Estudos Ibéricos, podendo o Regulamento ser consultado em www.cei.pt

O Prémio será entregue em cerimónia pública a realizar no dia 27 de Novembro de 2009.

© 1997-2006 Câmara Municipal da Guarda - Produção: Dom Digital, Lda.