Município e Altice assinam protocolo que assegura Rede Móvel nos Passadiços

Urbanismo Economia e Inovação Informações e Serviços Turismo
02/07/2020

O Município da Guarda e a Altice assinaram no dia 2 de julho, quinta-feira, um protocolo de Investimento em Fibra de Nova Geração Ótica para o Concelho da Guarda e ainda anunciaram a Rede Móvel na área dos Passadiços do Mondego com a construção de uma estação na aldeia dos Trinta. Este último, um projeto da Câmara Municipal que consiste num percurso de praticamente 12km, ao longo das margens do rio Mondego e integra zonas de travessia, passadiços e de pontes suspensas. A rede móvel irá ser assegurada em toda aquela zona, atravessando uma vasta área geográfica, abrangendo as freguesias de Videmonte, Maçainhas, Meios, Aldeia Viçosa e as Uniões de freguesia de Trinta e Corujeira e Mizarela, Pero Soares e Vila Soeiro.

Ainda sobre este protocolo, o documento irá possibilitar a cooperação entre as duas entidades com vista à expansão da rede de fibra ótica no Concelho da Guarda e de utilização recíproca das condutas, pertencentes a cada uma delas. A expansão da rede de Fibra ótica será executada no prazo máximo de 18 meses, de forma a alcançar uma taxa de disponibilidade superior a 95% do número de fogos do Concelho da Guarda. Por outro lado, este protocolo possibilitará ainda a gestão da inovação e partilha de know-how. Trata-se de um passo importante para a modernização administrativa uma vez que o presente documento possibilitará ainda o desenvolvimento de projetos de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais ou de outros projetos de manifesto interesse público.

A sessão teve lugar na Sala António Almeida Santos, nos Paços do Concelho e contou com a presença o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, o Chief Technology Officer da Altice, Luís Alveirinho e o Chief Operations Officer, Alexander Freese.

A Câmara da Guarda sublinha o interesse deste protocolo dado que o investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território.

Imagem: Município e Altice assinam protocolo que assegura Rede Móvel nos Passadiços