"Isto (não) é um festival!" mas vai animar os dias de verão na Guarda

Cultura Informações e Serviços Turismo
06/07/2020

Entre 10 de julho e 4 de outubro, o Município da Guarda preparou um programa de animação urbana multidisciplinar com a designação 'Isto (não) é um festival'. Tendo o espaço público como palco principal, varandas, parque polis, jardins, praça velha, e seguindo as recomendações de segurança exigidas pela Direção Geral de Saúde, o programa é bastante eclético, com teatro, música, cinema, arte pública e animação de rua.

As propostas de verão deste ano englobam o Música sobre rodas (camião Trio Elétrico) que vai circular com bandas locais a oferecer concertos itinerantes, um pouco por todo o centro urbano e bairros da cidade; a iniciativa Terra d' artes que, nesta edição piloto e especial devido ao COVID 19, vai apresentar no Parque Urbano do Rio Diz 7 artistas que vão criar 7 obras interpretativas do ciclo de festivais de cultura popular do concelho, a que se juntam artesãos a trabalhar ao vivo; e as varandas do centro urbano ganham vida com músicos a atuar, inesperadamente, em balcões e varandins, trata-se da iniciativa Varandas Com Vida. Outra das novidades desta programação estival prende-se com uma atividade para as famílias que decorrerá em três fins-de-semana nos jardins da cidade mais alta.

Trata-se de um programa diversificado que tem o intuito de envolver os criadores locais no restabelecer da cultura na Guarda, após paragem de vários meses das iniciativas culturais em geral devido à Pandemia por COVID19. O projeto Música sobre rodas - Trio Elétrico envolve as bandas: Cem Ensaios, Sexta-feira Santa, Contraband, Prós e Contras, Vozes de Burro não Chegam ao Céu, Red Mustang, Volta e Meia e Remexido e leva a música ao encontro da população não só do centro urbano da cidade, mas também dos diferentes bairros limítrofes. O Parque Urbano do Rio Diz ganhará mais vida de 22 a 29 de julho, através da Arte Pública. Pedro Figueiredo (escultura – Guarda), Rui Miragaia (escultura em ferro – Guarda), Sofia Gralha (cerâmica – Guarda), Sara Teixeira (ilustração – Guarda), Pedro Amaral (pintura), Sidney Cerqueira (pintura) e Sérgio Lemos (escultura/madeira) criarão ao vivo peças alusivas a cada festival de cultura popular, a serem expostas ao público a 30 de julho, no âmbito do aniversário do Museu da Guarda. Por sua vez, a iniciativa Jardins da Cidade leva as famílias, nos três primeiros fins-de-semana de agosto, aos espaços verdes da cidade, lugares de eleição no tempo em que vivemos, onde poderão conviver e divertir-se de forma descontraída num ambiente de segurança e conforto. Para tal, terão à disposição iniciativas culturais, bar com comida saudável, aulas de yoga e meditação, um espaço com atividades dedicadas às crianças, exposições, entre outros. De salientar ainda o concerto pela Orquestra Filarmónica Portuguesa nos espaços verdes da BMEL, dia 18 de julho, às 18h30.

A juntar a tudo isto estará a Feira de Antiguidades e Colecionismo na Alameda de Santo André no primeiro domingo de cada mês, o Cinema no Museu, do Cineclube da Guarda.

Este programa, criado para apoiar os artistas e criadores locais, e apoiar a economia local, tem por base as regras extraordinárias determinadas pelas autoridades de saúde no contexto da pandemia, podendo sofrer alterações para melhor segurança de todos.

Programa geral - Isto (não) é um Festival

DiaProjetoHoraLocal
10 jul. (sex.)Guitarrando21h00Varanda I Praça Luis de Camões
17 jul. (sex.)Fanfarra Farrobodó18h30Praça Luis de Camões