Feira Farta 2018 é a mais participada de sempre

27/08/2018

O Município da Guarda volta a promover em 2018 a Feira Farta. O certame, que pretende fomentar a valorizar as Freguesias e os seus recursos endógenos, vai decorrer nos dias 22 e 23 de setembro no Largo do Mercado Municipal. No local, será instalada uma estrutura que acolherá todas as 43 freguesias do Concelho da Guarda. Nesta edição, a quarta, participam 412 produtores (mais 62 do que em 2017) com 511 produtos (mais 51 do que em 2017).

Existe ainda uma zona de gastronomia dinamizada pelas associações da cidade (participam 10 bairros). Ao longo de 2 dias, serão disponibilizados pratos típicos da região, com destaque para a afamada carne jarmelista. O espaço conta também com um palco para a animação, onde vão acontecer dois grandes espetáculos: no dia 22 de setembro, às 21h00, atua Quim Barreiros e a encerrar, no dia 23 de setembro, às 18h00, será a vez de Emanuel. De destacar ainda o espaço 'De Pequenino se Torce o Pepino' onde serão dinamizadas muitas atividades de lazer, mas também educativas para as crianças. Está previsto um peddy paper (a realizar no circuito da feira) bem como baloiços, pinturas faciais, entre muitas outras iniciativas para os mais pequenos. Para a entrada do Mercado Municipal estão previstas, tal como em edições anteriores, as degustações e demonstrações gastronómicas com produtos e petiscos do concelho, muitos deles disponibilizados de forma gratuita.

O tema central desta quarta edição será 'O Vinho e a Vinha'. Recorde-se que a feira tem vindo a afirma-se como um motor de valorização da economia regional, criando condições para o lançamento de novas formas de colaboração entre os vários atores regionais e nacionais, no sentido de valorizar o território e os seus produtos endógenos de excelência.

A envolvente do Mercado Municipal continua a ser o local escolhido para a realização da iniciativa. Para a Autarquia é fundamental a ligação intrínseca a este equipamento.

A Feira Farta pretende ser uma iniciativa envolvente, criando um conjunto de redes e sinergias, que permitam a consolidação e o desenvolvimento do território.

O certame tem o apoio: La Vie, Aki Guarda, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e Traçoinox.

Programa Feira Farta 2018

Sábado 22 de setembro

9h00 - Grupo de Bombos Bomboémia – Itinerante

10h00 - 19h00

Animação temática com personagens ligadas ao imaginário local: amola tesoura, engraxador.

Espaço 'De Pequenino se Torce o Pepino' - pintura, facepainting, jogos didáticos, ateliês de olaria e cestaria

Espaço de Diversão Infantil, pelos Levados da Breca - Mercado Municipal

10h00 - Inauguração da Feira

11h30 - Grupo de Música Tradicional 'Contraste Alentejano' - Coreto e itinerante