“Mulher” é o tema das exposições de Miguel Silva apresentadas no TMG

20/02/2019
O Teatro Municipal da Guarda terá patente ao público, na Galeria de Arte, a partir das 18h00 do próximo sábado, dia 23 de fevereiro, as exposições de fotografia “Guarda Mulher” e “Mulheres com Alma”, do fotojornalista Miguel Silva.

O território da Guarda, seja ele concelho ou distrito, é detentor de um vastíssimo património, natural, arquitetónico e cultural, que se tem vindo a destacar ao nível turístico, atraindo cada vez mais apreciadores de novas experiências, onde o contacto com a comunidade e suas tradições é fator de atração.

É, portanto, imperativo a aposta, por parte dos agentes locais, na preservação e potencialização deste valioso património, perpetuando de igual modo a memória coletiva das gentes e das comunidades.

A Exposição “Guarda Mulher” e “Mulheres com Alma” enquadra-se na estratégia definida pelo Municipio da Guarda, para a valorização do melhor do nosso património, as pessoas.

Integrada no quadro de cooperação intermunicipal, que se definiu recentemente no âmbito da candidatura “Guarda 2027 – Candidata a Capital Europeia da Cultura”, a presente exposição une dois concelhos, Guarda e Pinhel, através da figura feminina e tudo o que ela representa. Mulheres anónimas, mães, avós, rostos de vidas simples e que carregam experiências de vida nem sempre fáceis. Mulheres do campo, com mãos cheias de estórias e de sorrisos largos, que guardam na memória saberes de um valioso património cultural.

Assim, o Município da Guarda, em parceria com o Município de Pinhel, prestam esta simbólica homenagem, através da linguagem fotográfica, a 70 mulheres: 27 mulheres de Pinhel e 43 mulheres da Guarda. Uma mulher por cada freguesia.

Miguel Silva, fotojornalista natural de Lisboa, apresenta um trabalho de 70 retratos e o mesmo número de estórias, contadas na primeira pessoa, de saberes e tradições, de dificuldades e lutas diárias, de risos e lágrimas, de quem tem saudades de tudo ou de nada.

A presente exposição poderá ser visitada de 23 de fevereiro a 27 de abril.

A entrada é livre.

Imagem: “Mulher” é o tema das exposições de Miguel Silva apresentadas no TMG