Cultura e Fé na Semana Santa da Guarda

29/03/2019

Música, teatro religioso, encenações, culto. Na Guarda são muitas as propostas para a celebração da Semana Santa. O Município da Guarda volta a promover, entre 7 e 20 de abril, com a parceria de várias entidades, o Ciclo Cultura e Fé com atividades na cidade, mas também noutras duas localidades do concelho: Pousade e Marmeleiro. Mais do que um evento religioso, a Semana Santa assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por música, teatro e recriações bíblicas num momento de exaltação do património material e imaterial que carateriza as celebrações da Páscoa e que preconiza a Guarda como Candidata a Capital Europeia da Cultura.

Do programa destaca-se a 16 de abril, na Sé da Guarda, pelas 21h30, a música do quarteto de vozes Búlgaro, Quartet Slavey que traz para esta récita na catedral um reportório com temas religiosos da Igreja Eslava do século XIV ao século XX. O grupo - com soprano, mezzo-soprano, alto e contralto - foi fundado em 1991 pela cantora Nadka Karadjova. E ainda a tradição do teatro religioso em Pousade, com o outro dos grandes destaques deste cartaz: 'A última Ceia'. Trata-se de um espetáculo comunitário, com encenação de Daniel Rocha, que envolve muitos dos habitantes da aldeia de Pousade e que está agendado para Sexta-feira Santa, 19 de abril, às 22h00 no anfiteatro ao ar livre desta localidade.

Mas há muito mais neste cartaz da Semana Santa Guardense. Tudo começa, no dia 7 e abril, domingo, com a Procissão dos Passos, às 16h00, a partir da Igreja da Misericórdia. Segue-se no dia 14 de abril a 'Paixão de Jesus Segundo São Lucas' numa organização do Arciprestado da Guarda. A encenação está marcada para as 21h00, junto à Sé.

A 17 de abril será o Grupo Manantial (Ciudad Rodrigo) a apresentar 'A Paixão de Jesus' na localidade de Marmeleiro, pelas 20h30. E no dia 19, pelas 21h00, acontece o 'Enterro do Senhor', na Igreja da Misericórdia. O Programa da iniciativa é encerrado no dia 20 de abril na Igreja Matriz de Pousade pelas 18h00 com os 'Cantos de Misericórdia e Paixão' apresentados pelo grupo da Casa Do Povo do Paúl.

Este programa comemorativo é promovido pelo Município da Guarda em parceria com: União de Freguesias de Pousade – Albardo, Junta de Freguesia do Marmeleiro, Jornal A Guarda, Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, Centro Cultural e Social do Marmeleiro, Santa Casa da Misericórdia da Guarda e Arciprestado da Guarda.

CULTURA E FÉ SEMANA SANTA

16h00 - Procissão dos Passos

Org.: Santa Casa da Misericórdia da Guarda

21h00 - Paixão de Jesus Segundo São Lucas