O Município está a proceder à largada de insetos auxiliares em diversas zonas da cidade como medida de controlo biológico preventivo. A ação, realizada dias 25 e 26 de junho, tem como objetivo prevenir a formação de meladas nas árvores das espécies tília (Tilia spp.) e ácer (Acer spp.) presentes em algumas artérias. A melada, que resulta da atividade de determinados insetos fitófagos, pode causar incómodos no espaço público devido à deposição de substâncias viscosas e açucaradas sobre os pavimentos, viaturas e mobiliário urbano, interferindo com a vida quotidiana dos munícipes. A utilização de insetos auxiliares constitui uma solução sustentável e ambientalmente responsável, promovendo o equilíbrio biológico e reduzindo a necessidade de recurso a tratamentos fitossanitários convencionais nas árvores. Os insetos auxiliares são considerados amigos do jardineiro por se alimentarem das pragas das culturas, contribuindo com elevada eficácia para a diminuição considerável dos insetos prejudiciais às plantas sem causar danos ao ambiente.
Município faz largada de insetos auxiliares para controlo biológico
26 de junho de 2026 às 11:33