Os Inuteis de Federico Fellini

24/11/2020

Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda

​CINECLUBE DA GUARDA E TMG APRESENTAM:

FELLINI - CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO REALIZADOR

Cinco jovens (“os inúteis” do título) permanecem num limbo pós-adolescente, sonhando com aventuras e o dia em que deixam para trás a pequena cidade costeira onde arrastam a existência. Como quem tenta encontrar um sentido na vida provinciana, preenchem o vazio dos dias com namoricos e farras, às custas das suas famílias indulgentes. Um dia, um deles decide largar tudo e apanha o comboio para Roma… Este terceiro título da filmografia de Federico Fellini é a sua primeira obra semiautobiográfica, com personagens bem desenhadas: o perseguidor de saias Fausto, forçado a casar com a rapariga que engravidou; Alberto, a eterna criança; Leopoldo, um escritor sedento de fama; e Moraldo, o único membro do grupo atormentado por uma consciência moral.

Os Inúteis foi o primeiro sucesso internacional do cineasta, valendo-lhe o Leão de Prata no Festival de Veneza e a nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Original. Aqui estão presentes as memórias de juventude do próprio Fellini na sua cidade natal, Rimini. Ele que também rumou à capital italiana para abrir os horizontes.

ORG. CINECLUBE DA GUARDA E TMG | APOIO: TMG/CMG/IPDJ

3€ | 1,5€ (SÓCIOS DO CCG) | M/12 | 109M