Asno de Ouro: Metamorfoses - Teatro do CalaFrio [Incentivart]

10/12/2020 a 12/12/2020

Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda

​Chegou o momento de viajar até às nossas origens latinas. Partimos do clássico satírico “O Burro de Ouro” de Lucius Apuleius. Este é o único romance latino da antiguidade que sobreviveu na íntegra e um dos mais antigos texto se referências da prosa ocidental. A obra trata

do poder das transformações num mundo em constante metamorfose. Vivemos atualmente tempos de grandes mudanças em que (quase) tudo o que se vive é posto em causa. Neste atual confinamento, tal Lúcio confinado em Burro, urge uma renovada consciência e metamorfos ecoletiva, na maneira de pensar e agir.

Através da incrível odisseia de Lucius, podemos acompanhar a viagem ao maravilhoso e ao mítico, porque a esse tempo nos conduzem as

peripécias do jovem ansioso por conhecer as artes mágicas, bem como a própria condição de asno a que se vê submetido. Este Asno de Ouro revela-se, assim e agora, como um exemplo de uma catarse necessária, uma carnavalizaçã orepresentada pela tendência de oposição à norma, uso do instinto, revolta, crítica, em suma, uma negação de valores maiores ou socialmente aceites.

Texto original - Lucius Apuleius

Versão Cénica, Encenação e Direção Plástica - Luciano Amarelo