Município da Guarda

Município da Guarda

Percurso: ABEIRAR - Água. Céu. Rocha

Ar livre Visitas guiadas

16/10/2021

09:30

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

leitura do texto

​“Abeirar é um convite à curiosidade, à exploração e à descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela. É um trilhar pelo território, no cruzamento entre a literatura e a ciência. É um apelo à participação conjunta de cidadãos/ãs, artistas e cientistas, pela construção de conhecimento e pela preservação e valorização do território com o objetivo de transformar cada cidadão em embaixador e promotor de um bem comum, que é o território.

É um trilhar pela região, no cruzamento entre a literatura, a ciência e a história”.

O ciclo de eventos Abeirar está, desde a Primavera a percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três temporadas, cada uma dedicada a um tema central para o território - Água, Céu, Rocha - e que terá o seu términus no Outono.

À Guarda e à sua biblioteca foi atribuído o tema - A Rocha.O projeto da BMEL vai desenrolar-se ao longo de um percurso que terá inicio na Torre de Menagem, onde iremos percorrer, em observação, a sua envolvente e entender que fenómenos naturais estiveram na origem da ocupação humana através dos diferentesaspetos geológicos e geomorfológicos, históricos e literários, apelando para a Grande História, The Big History.Este Roteiro pretende introduzir pela primeira vez, de forma simples e acessível a todos, uma primeira abordagem da Grande História da Guarda, contando acontecimentos importantes, muito antes da existência da Humanidade e até dos Dinossauros no Planeta que explicam a razão da Guarda estar onde está e ser como é.O percurso culminará no Cemitério local, onde se irão identificar e compreender as diferentes rochas utilizadas na construção dos jazigos. Serão também homenageados poetas e escritores e abordada a história recente da cidade.Durante a caminhada seremos sempre inspirados por excertos literários de autores locais, pela observação e explicação da envolvente geológica do percurso e pela interpretaçãohistórica dos espaços a percorrer.

Venha daí numa viagem conduzida por Anabela Matias, Dulce Helena Borges e Elsa Salzedas.”

Público: Público em geral. Inscrições prévias até dia 15 de outubro, limitadas a 20 participantes.Comissão organizadora: RIBBSE, PCA-MFCR, Estrela Geopark Mundial da Unesco, UBIOrganização: BMEL e AMG​