Apresentação de livro: NO PAÍS DO SILÊNCIO, de Rita Cruz

Literatura

18/12/2021

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

​“No País do Silêncio é o romance estreia de Rita Cruz, publicado agora pela Página a Página. Na alvorada dos anos sessenta em Portugal, numa pequena vila da Beira, uma criança é vítima de um incidente violento, um padre é assombrado pelo passado, uma professora refugia-se numa mentira e um homem é esmagado ao desafiar um regime que não nasceu para ser desafiado. O princípio de uma viagem por um país pobre e amordaçado e pelas vidas que, dentro dele, lutam por manter a humanidade face a um mundo hostil.

Da autora, nascida na Guarda, podemos dizer, partindo das suas próprias palavras ter tido “casa incerta” por cinco continentes de um mundo onde se vem descobrindo ao fazer “palavras dos dias”.

Do romance, de arquitectura sólida e ritmo disruptivo,sublinhamos a figura central do silêncio, eixo em torno de que se movem os medos e os sonhos das personagens.

Na origem deste livro, cuja acção atravessa o Portugal fascista de 1940 a 1974, está a urgência de afirmar a história e preservar a memória de um tempo sem liberdade, porque o esquecimento leva-nos a repetir erros.

Assim começa este testemunho de um tempo não vivido, nas palavras da narradora já filha de Abril, fiel depositária de uma história de que é herdeira.

O romance explora temas que vão da infância à condição da mulher, passando pela violência.”

O livro terá a apresentação de Augusto Monteiro.

Organização: Editora Página a Página e BMEL