Dança Música Teatro
09/04/2022
Pequeno Auditório do TMG
Espetáculo de tributo ao escritor, pensador, ativista, mas também criança, adolescente, José Saramago, o homem como um personagem em si, no espaço de ficção que é o teatro. O narrador como um eu mais próximo de um teatro testemunhal do que argumentativo. Renovação formal é o que esta peça pretende compartilhar nesta ocasião com a vida e obra de José Saramago. Quem se Chama José Saramago aborda a relação com o espetador através de uma complexa dramaturgia cénica, não em termos dogmáticos, mas sim de maneira expressiva, sugestiva e poética.
Espetáculo que junta linguagens distintas que se unem em torno de um legado cultural de um escritor Nobel da Literatura: dança, música, teatro e audiovisual em conexão com a memória, permitindo simultaneamente o crescimento emocional e intelectual do público jovem. Referência a várias obras do autor, nomeadamente Levantado do Chão, O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio Sobre a Cegueira, entre outras. Esta produção conjunta entre o Teatro das Beiras e a companhia espanhola Karlik Danza-Teatro resulta num espetáculo bilingue (português e espanhol), composto por momentos de diálogo e por outros em que as duas línguas surgem em uníssono.
Direção e dramaturgia: Rui Díaz Correia e Cristina D. Silveira
Interpretação: Fernando Landeira, Sílvia Morais (Teatro das Beiras), Jorge Barrantes, Lara Martoran (Karlik Danza-Teatro)
Músicos: Alberto Moreno e Nuno Cirilo
Assistência de encenação: Fernando Sena
Desenho de luz: David Perez
Espaço sonoro: Álvaro Rodríguez Barroso
Vídeo de cena e ilustração: Alex Carot
5€ | M6 | 60M | Org. TMG/CMG