Município da Guarda

Município da Guarda

Guarda Wine Fest

Ar livre Exibições Festivais Música

15/07/2022 a 17/07/2022

Emblemática Alameda de Santo André

leitura do texto

O Município da Guarda e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) irão em conjunto realizar um novo projeto de promoção de vinhos e do território, o GUARDA WINE FEST, que estará a decorrer entre​ os dias 15 a 17 de julho na emblemática Alameda de Santo André, na Guarda.

O evento reunirá cerca de 40 produtores de vinho da Beira Interior, a que se juntam representações de duas Denominações de Origem (DO) vizinhas – o Douro e o Dão. De recordar que no distrito da Guarda convivem as três DO, que estão na base de muitos dos mais entusiasmantes vinhos portugueses, por entre nomes incontornáveis e novos valores.

Os produtores representados apresentarão não só as novidades que estão a lançar no mercado, mas também vinhos icónicos, reconhecidos da generalidade dos consumidores. Uma oportunidade única de interpelar os autores, captando mais facilmente castas e entendimentos de viticultura e de enologia, viajando no copo por uma multiplicidade de paisagens e lugares especiais.

Nas 'Conversas sobre Vinho', especialistas convidados e provadores da Revista de Vinhos conduzirão os participantes pelos segredos de 'terroirs' de altitude, onde o granito, o xisto e até algum quartzo dão chão a grandes vinhos – pelo equilíbrio entre finura e textura, pela boa acidez natural que eleva o potencial de envelhecimento, pela propensão para harmonizações gastronómicas diversificadas.

Estarão presentes dois conceituados chefes de cozinha a protagonizar sessões de show cooking, onde a mestria das técnicas culinárias exponenciará a autenticidade ímpar de produtos autóctones. Em simultâneo, três espaços de restauração estarão em funcionamento durante o evento, com propostas pensadas para exponenciar o melhor de dois mundos – vinho e gastronomia.

O jazz, será o estilo musical privilegiado durante o GUARDA WINE FEST, através da interpretação ao vivo, em concertos intimistas, de clássicos intemporais e originais de sonoridade contemporânea.

GUARDA WINE FEST terá entrada livre, ficando a participação nas atividades do programa sujeita aos lugares disponíveis. As provas de vinho nos diferentes expositores só serão possíveis com a aquisição do copo oficial de provas. Os produtores presentes que o pretendam também poderão vender produtos aos visitantes.​​

De uma forma mais resumida durante a realização deste evento haverá provas de vinhos, showcookings, degustações, Gastronomia e Jazz.