Guarda, A Cidade Natal

Ar livre Festas e Feiras Festivais

02/12/2022 a 25/12/2022

Praça Luís de Camões, Guarda

É na Guarda que o Natal brilha mais alto, para sermos mais exatos, a mais de mil metros de altitude. É assim a Cidade Natal, iniciativa que volta à cidade mais alta de Portugal Continental para fazer as delícias de miúdos e graúdos. De 2 a 25 de dezembro a praça central da Guarda, em frente à Sé vai receber a Casa do Pai Natal, a tradicional árvore de Natal gigante, os comboios infantil e turístico (este último com percurso pelo centro da cidade), o Carrossel Parisiense e muita animação com figuras animadas ligadas ao Natal e ao imaginário infantil. No pátio atrás da Sé ficará ainda a Pista de Gelo que convida a uma voltinha em família. A iniciativa arranca a 2 de dezembro pelas 14h30 do jardim José de Lemos à Praça Velha e contará este ano com a participação das escolas de 1º CEB dos ensinos público e privado.

Na cidade Natal vai estar também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas nesta edição exclusivamente dedicado à gastronomia e que promete ter uma oferta variada de doces natalícios, licores, pão, queijo, enchidos e outros petiscos e bebidas condizentes com a época festiva.

O espírito natalício vai andar espalhado um pouco por toda a cidade e até concelho. Pelas igrejas e capelas da Guarda e também nas igrejas de todas as freguesias vão acontecer Concertos de Natal. A saber, de 1 a 18 de dezembro, em diferentes horários e localidades, há 'Natal na Aldeia' de César Prata, Rogério Pires, Sara Vidal e Ana Mendonça, com temas da tradição oral portuguesa e muitos outros programas sempre com tom natalício. E ainda de 3 a 23 de dezembro há Concertos de Natal na Cidade com grupos e programas diversificados, nas igrejas e capelas da Guarda (ver programa).

A par e passo com outra palavra que dá significado ao Natal, a solidariedade, o Município promove a 7.ª Edição do Aconchego de Natal – Feira Social. A iniciativa decorre em vários locais: BMEL (Feira Solidária), CEI (Feira de Livros Solidária) e Museu da Guarda (Oficinas e Ateliês de Natal) nos dias 10 e 11 de dezembro. Este ano será um ACONCHEGO ainda mais solidário, com vista angariar bens e ajudas de apoio e cuidado para um largo número de famílias do concelho, que se encontram em situação de grande fragilidade e vulnerabilidade. A iniciativa conta com a colaboração da Rede Social do Município, as IPSS do concelho, numa organização da Câmara da Guarda e apoio do CLAS e da CLDS.

Destaque ainda para a animação do Programa Somos Portugal da TVI que no domingo, dia 11 de dezembro, irá realizar-se a partir da cidade da Guarda, junto à cidade Natal. Entre as 14h00 e as 20h00, o programa terá como mote a Cidade Natal, e é apresentado por Mónica Jardim, Fanny Rodrigues e Santiago Lagoá, tendo sido criado com a missão de juntar os portugueses, para festejar o melhor do nosso país. Durante as 6 horas de emissão, o programa irá ao encontro das tradições culturais, gastronómicas e religiosas da nossa região, sem esquecer reportagens e outros apontamentos, tudo isto com muita música.

Destaque ainda para a iniciativa 'Estrela de Natal – Cenografias Urbanas' que enche de cor e criatividade os jardins José de Lemos e Frei Pedro com Estruturas em Madeira de Arvores de Natal decoradas pelas escolas e jardins-de-infância do ensino público e privado do concelho e pelas IPSS associadas à Rede Social Local. Os trabalhos ficarão expostos entre 2 de dezembro e 6 de janeiro.

Nesta edição da Cidade Natal, o Município da Guarda promove, uma vez mais em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Com votação feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara no site, a autarquia vai atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro classificados. As lojas interessadas em participar devem inscrever-se a partir de 30 de novembro e até 6 de dezembro no site da câmara. O concurso decorrerá entre 8 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023.

E no dia 24 de dezembro, como é tradição na cidade mais alta, há um ponto de encontro obrigatório em dia de consoada: o Madeiro de Natal. A partir das 16h00, junto aos balcões da Praça Velha (Praça Luís de Camões), o madeiro vai arder e contará com a habitual animação musical bem como bebidas e doces regionais da época. Para brindar com a família e amigos.

E dois dias depois, a 26 de dezembro, há Magusto da Velha em Aldeia Viçosa… uma tradição

que remonta a 1698. Reza a história, que uma velha abastada terá feito uma doação para que o povo pudesse um dia por ano, beber vinho e comer castanhas. Perdura até hoje!

E no dia 31 de dezembro, depois de dois anos de interregno, devido à Pandemia, há Alta Passagem de Ano na Praça Luís de Camões. Pedro Abrunhosa e o Comité Caviar são os cabeça de cartaz de uma noite que se adivinha longa e cheia de diversão. Ainda no cartaz: o Tributo a Linkin Park – Hybrid Theory e madrugada fora: DJ Two Brothers.

O programa natalício da autarquia da Guarda termina a 6 de janeiro com o espetáculo 'Vamos Cantar as Janeiras', no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda. Iniciativa que reúne as coletividades e grupos de cantares do concelho da Guarda, sob a direção artística de Sara Vidal.