Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Música | Einstürzende Neubauten

Música

20/05/2022

21:30

Grande Auditório do TMG

leitura do texto

20€ - Música - 90m

Banda mítica de culto alemã, os Einstürzende Neubauten regressam a Portugal em nome próprio 12 anos depois. O último concerto em Portugal remonta ao NOS Primavera Sound em 2015, mas a banda não atua em nome próprio, no nosso país, há mais de uma década. Os Einstürzende Neubauten, liderados pelo carismático guitarrista e cantor Blixa Bargeld - músico assíduo de muitos anos de Nick Cave & The Bad Seeds - trilharam desde os anos 80 um percurso musical único, feito de experimentação, rock, ambient e vanguardismo sonoro. Ligados inicialmente à estética da música industrial e ao rock de vanguarda, os EN evoluíram para territórios musicais mais acessíveis, sem nunca perderem a sua identidade sonora e a qualidade estética arrojada que sempre os caracterizou, tornando-se numa referência histórica musical dos últimos 30 anos para inúmeras bandas que reclamam as suas influências. O coletivo berlinense vem apresentar o seu último disco, “Alles in Allem” (um dos

melhores de 2020), assim como os temas clássicos que os tornaram numa das mais irreverentes e vanguardistas bandas dos últimos 40 anos.

Um concerto ao vivo dos Einstürzende Neubauten é sempre uma experiência transformadora e surpreendente, pelo carisma vocal e físico de Blixa, e pela utilização de instrumentos pouco convencionais, tais como serrotes, martelos pneumáticos, molas, bidons e uma enorme parafernália de todo o tipo de metais, conjugados com guitarras e teclados eletrónicos, que transformam a música desta banda alemã numa linguagem sonora que poucos ou nenhuns ousam alcançar.

Na Guarda, no TMG, um concerto que vai marcar o ano de 2022, verdadeiramente a não perder!

Voz e Guitarra Elétrica - Blixa Bargeld

Percussões e Voz - N. U. Unruh

Baixo Elétrico e Vibrafone - Alexander Hacke

Guitarra Elétrica e Voz - Jochen Arbeit

Instrumentos especiais e Percussões - Rudolph Moser