PERFORMANCE / DANÇA | Una Teresa Fabião

29/06/2022

Grande Auditório do Teatro Múnicipal da Guarda

5€ | M12 | 60M

UNA é um projeto de intervenção social inovador que aposta numa união de forças entre a arte, saúde e educação. Explora o vírus HIV como metáfora e motor de transformação individual/coletiva, refletindo sobre como esses processos iluminam caminhos para o momento atual. A partir de uma dramaturgia com base em metáforas e estados corporais, explora processos de transformação movidos pela coexistência com o vírus HIV. A ideia é expandida através de entrevistas a quem convive com o vírus e de histórias de resiliência de outros corpos, na busca de uma perspetiva multivocal, capaz de abordar a complexidade do assunto. Como corporificar o invisível? Como falar do tabu? Como mover e desconstruir preconceitos? Uma performance crua, que discute temas sociais como discriminação, opressão e a resiliência dos corpos em diálogo com estas questões. UNA fala de trocar de pele, fala de uma nova condição de vida. É sobre um corpo em transformação.

Teresa Fabião desenvolve atividades artísticas de criação, formação e investigação traçando um percurso multidisciplinar nos trânsitos entre diversas linguagens do corpo (dança clássica, contemporânea, danças africanas e afrobrasileiras).

Criação e interpretação: Teresa Fabião

Vídeo: Luís Rosa Lopes

Sonoplastia: Cláudio Tavares

Iluminação: Luísa L´Abatte