Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Candidatura Guarda a Capital Europeia da Cultura apresenta-se em Paris

Turismo
07/10/2019
leitura do texto

A Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 vai apresentar-se na Câmara de Paris no âmbito da participação na Festa das Vindimas de Montmartre que decorre entre 11 e 13 de outubro na capital francesa. Sendo a Diáspora o tema agregador desta Candidatura, a participação num dos mais importantes eventos da capital francesa, onde é residente uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, merece a maior relevância. A Candidatura da Guarda será apresentada numa sessão /debate no Auditorium de l'Hôtel de Ville Paris no sábado, dia 12, entre as 10h00 e as 12h00 (hora local) pelo vereador da Cultura da Câmara da Guarda, Vítor Amaral e na mesma sessão será apresentado o Geopark Estrela pelo coordenador executivo da candidatura vencedora UNESCO da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro. Na sessão de abertura desta iniciativa marcarão presença o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, Hermano Sanches Ruivo, vereador com o pelouro dos Assuntos Europeus na Câmara de Paris, bem como Jorge Torres-Pereira, Embaixador de Portugal em França. A esta iniciativa segue-se uma degustação de produtos endógenos da região da Guarda com pão, enchidos, vinho da região da Beira Interior (Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel) e queijo Serra da Estrela, entre muitos outros.

Para além da receção na Câmara de Paris, a Candidatura irá participar ainda no sábado, dia 12 de outubro, ao final da tarde, a Gala da Lusofonia 2019 onde será referenciada a candidatura da Guarda e que terá lugar no Salão Nobre do Hôtel de Ville Paris pelas 18h30 e onde marcarão presença, para além das personalidades já mencionadas a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo; o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva e o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura.

Recorde-se que a Candidatura de âmbito regional e transfronteiriço, envolve os 17 municípios da Comunidade da Beira e Serra da Estrela, do Douro, os municípios que integram a Associação das Aldeias Históricas e das Aldeias de Xisto e municípios e instituições da Região Vizinha de Espanha.

A Festa das Vindimas decorre junto à Basílica de Sacré Coeur – Montmartre, em Paris e a participação do Município da Guarda é feita em parceria com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. A participação da Guarda nesta iniciativa visa promover uma parceria com a Mairie de Paris e outras autarquias da região no quadro da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Programa completo aqui.

Imagem: Candidatura Guarda a Capital Europeia da Cultura apresenta-se em Paris