Município da Guarda

Município da Guarda

Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2019 a Carlos Reis dia 18

Cultura
10/10/2019
leitura do texto

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, tem lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, a sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2019 ao professor e investigador Carlos Reis.

A sessão está marcada para as 17h30 e contará com a presença do galardoado e dos membros da direção do Centro de Estudos Ibéricos (CEI): Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Salamanca, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente do Instituto Politécnico da Guarda. O elogio ao Premiado estará a cargo de José Augusto Cardoso Bernardes, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O Júri reconheceu o mérito de Carlos Reis como investigador e professor universitário bem como a sua trajetória de cooperação nos âmbitos académicos e culturais de Portugal e Espanha, contribuindo para um intercâmbio cultural de alto valor ibérico. O júri valorizou a importante obra de teoria literária e os estudos de referência de Eça de Queirós e José Saramago, com ampla repercussão em Espanha, na Europa, no Brasil e Estados Unidos.

Destinado a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, o Prémio, no montante de 7500 euros, foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos, membros das Comissões Científica e Executiva do CEI e por mais quatro personalidades convidadas: Emílio Rui Vilar e Rui Vieira Nery, indicados pela Universidade de Coimbra, e Mª Ángeles Pérez López e Lucía Rodil, indicadas pela Universidade de Salamanca.

Foram premiados nas edições anteriores: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009), César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012), Jerónimo Pizarro, Professor e Investigador (2013), Antonio Sáez Delgado Professor e Investigador (2014), Agustina Bessa- Luís, escritora (2015), Luis Sepúlveda, escritor (2016), Fernando Paulouro das Neves (2017), jornalista e escritor, e Basilio Losada Castro, escritor (2018).

Imagem: Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2019 a Carlos Reis dia 18