23/10/2019

A Rota dos Soutos| XIV Festa da Castanha e da Jeropiga em Famalicão da Serra encerra no fim-de-semana de 8 a 10 de novembro o Ciclo de Festivais de Cultura Popular do Concelho da Guarda 2019.

Uma iniciativa que tem por objetivo dar a conhecer os produtos, as tradições, os costumes e o sentir das genuínas gentes da nossa região.

Vivencie a última Festa da Natureza deste ano com as gentes da aldeia de Famalicão da Serra, a apreciar as diferentes iguarias à base de castanha, no jantar de sexta-feira, dia 8, com os Chefs Valdir Lubave e Nuno Silva. Participe no magusto comunitário e na prova e recolha de Jeropigas, de Adega em Adega, para concurso. Aproveite e fique a conhecer um pouco do Geopark Estrela, participando no Percurso Interpretativo do Vale de Famalicão - Geopark Estrela. Participe na tertúlia 'A Importância da Castanha na Economia local'.

Estas e outras propostas a par de muita animação, constituem naturalmente bons motivos para participar em família nesta Festa da Castanha e da Jeropiga de Famalicão da Serra.

A XIV Festa da Castanha e da Jeropiga em Famalicão da Serra resulta da parceria entre o Município, a Junta de Freguesia, o Centro Cultural de Famalicão da Serra e a ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha, e inclui o Plano de Animação da Estratégia de Eficiência Coletiva iNature. O qual tem como objetivo consolidar o posicionamento da região Centro no Turismo de Natureza, e em particular do Parque Natural da Serra da Estrela, potenciando as 'Aldeias de Montanha', enquanto marca agregadora do potencial turístico da Serra da Estrela, de uma forma sustentável, integrada, inovadora e criativa.

08 de novembro (sexta)

19h30 - Apresentação da Rede de Aldeias de Montanha – Adiram

20h00 - Jantar a Quatro Mãos - Chef Valdir Lubave e Chef Nuno Silva

Animação - 'Grupo Ponto Dois'

09 de novembro (sábado)

09h00 - Recolha da Jeropiga

09h30 - Encontros de Fotografia – Aldeias de Montanha - Famalicão da Serra

12h00 - Arruada com Grupo de Bombos

14h00 - Abertura da Feira Gastronómica e das Artes

Mercado da Castanha

15h00 - Apresentação da Classificação da Estrela como Geopark Mundial da Unesco

Tertúlia 'A Importância da Castanha na Economia local', apresentada pelo Geopark Estrela - Junta de Freguesia

16h00 - Concurso 'Bolo de Castanha'

16h30 - Animação - Bando da Terra Velhinha

17h30 - Live Cooking - Chef Valdir Lubave

18h30 - Teatro de Robertos – Para Miúdos e Graúdos

19h30 - Entrega de Prémios do Concurso 'Bolo de Castanha'

22h00 - Concerto 'Toques do Caramulo' (D´Orfeu)

10 de novembro (domingo)

09h30 - Percurso Interpretativo do Vale de Famalicão - Geopark Estrela

11h00 - Animação de Rua

13h00 - Prova de Jeropiga orientada por Rodolfo Queiroz

14h30 - Grupo de Cantares 'Cantarinhas de Famalicão'

15h30 - Grupo de Concertinas 'Os Foligaitos'

16h00 - Magusto Comunitário

18h00 - Concerto 'Sebastião Antunes'

Em permanência:

Street Art, por Bruno Miguel e Rosa Martins, residência artística de Volker Schnuttgen, oficinas de criação para a infância.

Imagem: Festa da Castanha e da Jeropiga encerra Festivais de Cultura Popular do Município