3º Encontro Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território

Cultura Informações e Serviços
28/11/2019

A 8ª edição do Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras (2019) alcançou resultados quantitativos e qualitativos expressivos, que atestam a maturidade e valia da iniciativa: foram submetidos mais de 800 portefólios provenientes de 70 países. Os participantes, oriundos de todos os Continentes, asseguram uma representatividade alargada, tanto geográfica como profissional, marcando presença assinalável, além de representantes de diferentes artes, fotógrafos, fotojornalistas e designers.

Nesse âmbito, o Centro de Estudos Ibéricos promove, nos dias 6 e 7 de Dezembro, na Guarda, o III Encontro 'Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território' que contempla: 14 exposições de fotografia; debates e apresentação de livros de fotografia e debates & mostras fotográficas, em vários locais da cidade.

Para além da parceria institucional que constitui o CEI (Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda), o III Encontro 'Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território' conta com os seguintes parceiros: Fotoclube da Guarda; CIMBSE - Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela; Escola Secundária Afonso Albuquerque; EnsiGuarda Escola Profissional; Fundação João Bento Raimundo; Centro Comercial La Vie; ULS Guarda e Fujifilm.

Programa Geral – 6 e 7 de dezembro de 2019

6 de Dezembro

Transversalidades Fotografia sem Fronteiras 2019. Inauguração de Exposições:

11h00 – Rumores do Mundo: diversidade cultural e inclusão social – Escola Secundária Afonso Albuquerque (Espaço Conhecimento e Memória)

11h30 - Rumores do Mundo: (con) vivências– Fundação João Bento Raimundo

12h00 - Rumores do Mundo: olhar a diversidade que nos rodeia - EnsiGuarda Escola Profissional

15h00 –Paisagens Transgénicas: Álvaro Domingues - Instituto Politécnico da Guarda (Serviços Centrais)

16h30 –Intervalos: Santiago Santos - Hospital Sousa Martins (Átrio da Consulta Externa)

17h 00 – Transversalidades Fotografia sem Fronteiras 2019

. Ponto de Informação - Largo da Misericórdia

. Exposição Lugares: distâncias e proximidades - Fotoclube da Guarda - Edifício CIMBSE (Praça Velha)

. Exposição Rumores do Mundo: património natural, paisagens, biodiversidade - Centro Comercial La Vie (Piso 1)

18h15 - Caminhar oblíquo: Duarte Belo - Claustros Paço da Cultura

18h45 –III Encontro Imagem & Território - Câmara Municipal da Guarda

. Sessão de Abertura

. Transversalidades I 2019. Portefólios premiados - (Vídeo de Catarina Flor)

. Exposição Diálogos ibéricos, olhares transfronteiriços - Alberto Prieto, Monteiro Gil, Pedro Carvalho, Victorino García

21h30 - Teatro Municipal da Guarda (Café Concerto)

. Exposição 20 olhares, fotografias, concursos, prémios - António Tedim

. Diálogo transfronteiriço: ausência e território (Mostra Fotográfica. Debate) – Ana Castro, Eduardo Nuñez e Alberto Picco Moderação: Vítor Amaral

7 de Dezembro

10h 00 – Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

. Exposição Imagem, conhecimento, sociedade - Carlos Fortuna, Fernanda Delgado Cravidão, Filipa Bessa, Jorge Paiva, José António Bandeirinha, Lúcio Cunha, Manuel Santos Rosa

. Debate Imagem, conhecimento, sociedade

Moderação: Manuel Santos Rosa; Valentin Cabero Dieguez

11h30 – Mostra de livros de fotografia

. Territórios em Publicação | fotografia, mediação e artefactos - Francisco Varela

. Conversa à volta de livros

12h 45 - Iberografias. Lançamento da Revista de Estudos Ibéricos Nº 15|2019

14h30 – Teatro Municipal da Guarda (Café Concerto)

. Imagem & território (Mostra Fotográfica & Debate) - Intervenções: Daniel Rodrigues, Fotógrafo Fujifilm, Fotógrafos Premiados 2019 - Moderação: Hélder Sequeira, Mário Branquinho

16h 30 – Teatro Municipal da Guarda (Espaço Polifónico)

. Exposição Rumores do Mundo: pessoas, lugares, outros olhares

17h 30 – Teatro Municipal da Guarda (Galeria de Arte)

. Exposição Transversalidades Fotografia sem Fronteiras 2019

. Apresentação do Catálogo

. Entrega dos Prémios aos Vencedores do Concurso

Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras | 2019

Portefólios vencedores aqui. Mais informação na página do CEI.

Imagem: 3º Encontro Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território