Carnaval da Guarda vai ter “Galo do Entrudo” com Herman José

06/02/2015
leitura do texto Galeria

O espetáculo de Carnaval na Guarda volta a contar com o “Galo do Entrudo” e nesta edição terá como convidado especial o humorista Herman José. Este é o ponto alto da festa da GuardaFolia 2015, o programa de Carnaval que a autarquia da Guarda promove até 17 de fevereiro na cidade mais alta. O espetáculo está marcado para domingo, 15 de fevereiro, pelas 21h00, bem no coração da cidade, na Praça Luís de Camões.

O Galo do Entrudo é um espetáculo de envolvimento coletivo, baseado em tradições populares ancestrais, que se realiza anualmente na cidade da Guarda e atrai milhares de visitantes. O Galo, representado por uma figura gigantesca, será julgado e condenado à fogueira, depois de ser considerado culpado. Trata-se de um espetáculo satírico apresentado através de marionetas gigantes representando as figuras de um taberneiro (juiz), de um filósofo (defensor) e de um bobo (acusador). Dois blocos opositores, constituídos por centenas de pessoas, manifestar-se-ão ruidosamente a favor ou contra o galo.

Participam também vários atores e figurantes, originários das coletividades do concelho da Guarda, que transformam o espetáculo numa verdadeira festa popular. O espetáculo envolve grandes meios de som e luz mas também de pirotecnia e multimédia, sendo que a base é de cariz teatral. A iniciativa surge por uma vasta equipa de criativos da região, constituindo-se como um momento privilegiado da criação local.

O Galo, antes de ser queimado, terá direito a exprimir um último desejo. Na edição de 2015 o convidado será Herman José. Esta figura incontornável do humor nacional associa-se, desta forma, a um espetáculo de grande sarcasmo e alegria. A organização convida os habitantes da Guarda a virem para a rua mascarados ou fantasiados e a envolverem-se ativamente nesta grande celebração popular do Entrudo.

Ficha do espetáculo

Conceção e coordenação geral: Américo Rodrigues

Texto: Daniel Rocha

Conceção e execução do galo: Pedro Figueiredo

Construção da estrutura metálica do galo: António Carlos Cunha e Hugo Cunha

Conceção das marionetas: Sandra Neves

Construção das marionetas: Ana Pinto, Catarina Falcão, Emanuel Santos,

Inês Mariana Moitas, Nuno Guedes, Rosário Matos e Sandra Neves

Vozes das marionetas e do galo: Telmo Ramalho, Marta Borges

e Pedro Borges (Os Improváveis)

Gravação das vozes: AUDIO IN - Produção de Áudio, Lda.

Elenco: Agostinho Silva, António Godinho, António Santos, Bruno Almeida, Carlos Lopes, Carlos Morgado, Daniel Andrade, Diana Guerra, Diogo Costa, Elisabete Fernandes,

Isabel Gamboa, João Manso, Jorge Martins, Marco Abrantes, Nuno Tavares, Pedro Pires,

Rita Diogo, Ronaldo Fonseca, Rui Tiago e Susana Almeida

Coordenação musical dos figurantes: Tiago Pereira

Figuração: Associação Desportiva e Cultural de Alfarazes • Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo • Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira • Associação de Jogos Tradicionais da Guarda • Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Rapoula • Associação Pitadas de Sorrisos • Banda Filarmónica de Famalicão da Serra • Centro Cultural, Social e Recreativo do Bairro da Luz • Centro Cultural e Desportivo de Aldeia do Bispo • Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas • Grupo de Cantares 'A Mensagem' de São Miguel • Grupo de Cantares da Arrifana - Associação Cultural • Grupo de Concertinas Estrelas da Serra • Grupo de Percussão de Valhelhas

Música original da queima do galo: Kubik

Conceção de figurinos: Rosa Martins

Conceção do vídeo: Luís Rolo

Autoria do vídeo 'Canção do Beijinho': Tiago Pereira

(A música portuguesa a gostar dela própria)

Pirotecnia: Pirotecnia das Beiras

Caraterização: Anabela Teixeira

Grupo e artista convidados: Companhia de Teatro El Carromato ('Big Dancers') e Herman José

Produção executiva: Carla Morgado e Sílvia Fernandes

Coordenação técnica: António Freixo e Tiago Dias

Setores da CMG envolvidos: Divisão da Cultura, Turismo e Desporto, Divisão de Educação,

Ação Social e Juventude, Divisão de Equipamentos e Infraestruturas, Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete de Comunicação, Teatro Municipal da Guarda

Agradecimentos: Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários da Guarda,

Transportes Bernardo Marques e Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda

Organização: Câmara Municipal da Guarda

Nas fotos, o Galo do Entrudo, de Pedro Figueiredo, em fase de construção.

Imagem: Carnaval da Guarda vai ter “Galo do Entrudo” com Herman José

Imagem: 2.JPG