A agenda com a programação dos primeiros quatro meses do ano do Teatro Municipal da Guarda foi apresentada na manhã desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, em Conferência de Imprensa, na Galeria de Arte do TMG.
São destaques desta nova agenda de programação o 15º aniversário do Teatro que inclui muitas iniciativas, entre as quais a estreia dos documentários: 'Do lado de dentro – 15 anos TMG' de Hugo Moreira (15 de abril) e 'Cinema nas Aldeias' de António Lopes (30 de abril), exposição de fotografia 'A Alma do TMG em Redscale' de Miguel Silva (2 de abril a 2 de maio) e os concertos de Salvador Sobral (3 de abril), da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa com a solista e maestrina Stephanie Childdress e dos Resistência (25 de abril).
São também destaques o humorista Bruno Nogueira (17 de janeiro), e na música: The Black Mamba (25 de janeiro), Capitão Fausto (30 de janeiro), o jovem músico Fernando Daniel (15 de fevereiro) a flautista norte-americana que se apaixonou pela música portuguesa, Susan Palm- Nidel (28 de março) e também o projeto português NOISERV (5 de março).
No teatro, Ana Bola e José Pedro Gomes trazem 'Casal da Treta' no âmbito da Iniciativa do Carnaval guardense, GuardaFolia (24 de fevereiro) e Elmano Sancho a nova coprodução do TNDM II e TNSJ, 'Damas da Noite'(23 de janeiro).
Nesta agenda regressa a dança clássica ao palco do Grande Auditório do TMG. A Companhia Jovem de Dança do Porto interpreta 'O Quebra-nozes' de Tchaikovski (14 de março).
No cinema, destaque, entre outros, para a extensão do Festival Cine Eco de Seia que traz ao TMG, numa parceria com o Cineclube da Guarda, o festival e o TMG, os filmes premiados do CineEco de 2019 entre 21 de janeiro e 11 de março.
No Serviço Educativo, continua a iniciativa Famílias ao Teatro, as Visitas Guiadas às exposições e ao TMG e a Oficina Viagem Sonora. Novidade é a Oficina Analógica 15, orientada por Ana Couto e Miguel Silva para seniores e famílias.
O TMG dá também continuidade ao Plano Nacional de Cinema, que neste ano letivo envolverá mais de 2000 crianças dos agrupamentos da Sé e Afonso de Albuquerque e também da escola profissional Ensiguarda. Trata-se de uma iniciativa do TMG em parceria com o Cineclube da Guarda.
De referir ainda que a Agenda arranca com o espetáculo 'O Cantar das janeiras' (5 de janeiro). Iniciativa que reúne em palco 17 coletividades do concelho e mais de 350 participantes com direção criativa de Edgar Valente e Ricardo Coelho. As coletividades revivem em palco a tradição secular do cantar das janeiras. Trata-se de uma iniciativa que fecha anualmente a programação de Natal do Município da Guarda.
Muito para ver e ouvir neste início de 2020. Aqui estão apenas alguns dos destaques. Todas as iniciativas podem ser consultadas na Agenda, aqui.