Município da Guarda

Município da Guarda

Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2020: abertas candidaturas

Cultura Informações e Serviços
28/01/2020
leitura do texto

Até 6 de maio estão abertas as candidaturas ao Concurso de Fotografia Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2020, uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) que vai na nona edição.

O projeto Transversalidades teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso deverão documentar a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; e Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.

As candidaturas deverão ser efetuadas aqui.

Recorde-se que na edição de 2019 do Concurso Transversalidades foram submetidos mais de 800 portefólios provenientes de 70 países. Da iniciativa resultaram duas Exposições e um catálogo que contemplaram não apenas as fotografias premiadas, mas também outras imagens que se traduziram num simbólico atlas visual do mundo em mudança.

Imagem: Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2020: abertas candidaturas