Município da Guarda

Município da Guarda

Guarda já tem Salas de Aula do Futuro!

Educação Economia e Inovação
29/01/2020
leitura do texto

Foram inauguradas esta semana (29 de janeiro) na Guarda duas 'Salas de Aula do Futuro' na Guarda, uma por agrupamento. Os novos espaços irão funcionar na Escola Básica Augusto Gil (Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque) e no Centro Escolar da Sequeira (Agrupamento de Escolas da Sé), correspondendo a um investimento do Município da Guarda na ordem dos 31 mil euros.

A sala do futuro é formada por seis espaços diferentes de aprendizagem. Cada espaço dentro da sala, destaca áreas de ensino e aprendizagem distintas e ajuda a repensar diversos pontos: espaço físico, recursos, troca de papéis entre professor e aluno, e suporte a diferentes estilos de aprendizagem.

O espaço está equipado nos vários espaços de aprendizagem, com destaque para a parede da escrita; a área de Impressão 3D; a área de robótica e programação; o setor de audiovisuais e a informática. Tudo em modo 'open space' para facilitar o contacto e comunicação entre professor e alunos.

A Sala de Aula do Futuro comporta ambientes educativos inspiradores com o uso da tecnologia que privilegiam a ação do aluno, favorecendo a motivação, a criatividade e o envolvimento do formando na construção individual ou coletiva do conhecimento. Envolve os professores e os alunos em novos processos de ensino e de aprendizagem, com pedagogias mais avançadas, proporcionando um impacto positivo nos alunos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das suas competências para o século XXI.

De realçar que o Município da Guarda, desde 2015, já investiu mais de 212 000 euros no processo de modernização do Parque Escolar com a aquisição de computadores, fotocopiadoras, impressoras, quadros interativos, vídeo-projetores e consumíveis, tornando as escolas do concelho mais adaptadas à nova realidade educativa.

Guarda, Cidade Educadora

Imagem: Guarda já tem Salas de Aula do Futuro!