22ª Gala Spal homenageia 39 pilotos da Guarda

Desporto Turismo
12/02/2020

O Clube Escape Livre homenageou, no último sábado, 8 de fevereiro, os pilotos do distrito da Guarda na 22ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos. O público presente no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda elegeu Mário Patrão, piloto que em 2019 conquistou vários resultados de relevo e participou recentemente no Rali Dakar.

Nesta edição da gala SPAL, foram homenageados 39 pilotos da Guarda, de 12 categorias do desporto motorizado. Patrão arrecada esta distinção pela sétima vez sendo um dos dois pilotos mais premiados na Gala do Clube Escape Livre. Para o piloto de Seia: «É um importante prémio numa festa que já tem reconhecimento nacional. Um incentivo para uma época muito preenchida e diversificada como a que tenho previsto para 2020».

O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, foi entregue por Sofia Gião, filha do piloto que dá o nome ao troféu, a Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, por toda a aposta na valorização do turismo no território da região centro e pela parceria desenvolvida com o Clube Escape Livre. O Troféu Prestígio João Lopes foi entregue pela filha, Ana Beatriz Lopes, a João José Prata, na qualidade de presidente da Freguesia da Guarda, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade e pela colaboração com o Clube.

Destaque ainda para a Menção Honrosa a Luis Mata Pérez, diretor do Museu Automóvel de Salamanca pela parceria na realização dos eventos de clássicos que tantas equipas espanholas tem trazido a este território, e para os novos sócios honorários, o fotógrafo Luis Costa e o jornalista Carlos Sousa, todos pelo profissionalismo do seu trabalho e pela colaboração de longa data com o Clube Escape Livre.

Para Carlos Monteiro, presidente da Câmara da Guarda, foi «uma satisfação estar nesta Gala SPAL. Ter uma instituição como o Escape Livre neste território é marcar a diferença: nas atividades de competição, nos passeios de TT e lazer e, aqui, homenageando os pilotos que levam a Guarda mais longe», referiu o edil, na sua intervenção.

O evento contou com cerca de 400 espetadores e uma primeira parte dedicada à música, com a atuação do Quarteto Santa Cruz de Coimbra. No final da Gala, uma vez mais foi sorteado entre o público presente um relógio Roamer, marca parceira do Escape Livre.

Recorde-se que a 22ª Gala SPAL - A Nossa Seleção de Pilotos contou com o alto patrocínio da Câmara Municipal da Guarda, entre outras entidades.

Imagem: 22ª Gala Spal homenageia 39 pilotos da Guarda