Cultura Educação
14/02/2020

A candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 vai ter dois Mandatários para a Juventude escolhidos através do concurso de ideias BI2047. A iniciativa foi apresentada esta sexta-feira, 14 de fevereiro, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda pelo programador da área da Educação e Juventude da Guarda2027, Thierry Santos, pelos vereadores da Cultura e Educação da Câmara da Guarda, Vítor Amaral e Lucília Pina Monteiro e pelo presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

Como será a região da Beira Interior em 2047, vinte anos depois da Capital Europeia da Cultura? Que herança vai deixar na região a realização desta iniciativa? Este é o mote do BI2047, destinado a jovens nascidos a partir de 1997.

«Esta candidatura não se esgota em 2027», garantiu na sessão o presidente da câmara. Carlos Chaves Monteiro que falou da «envolvência de todos para o sucesso da Guarda 2027, sobretudo dos mais jovens». Já o vereador da Cultura, Vítor Amaral espera que «em 2047 se concretizem muitos dos projetos e ideias que venham a surgir com este concurso agora lançado», destacando ainda a originalidade na escolha destes dois jovens elementos que mais tarde irão trabalhar diretamente com a equipa de programação da Candidatura.

«Contamos com o empenho de todos os professores, essencial para que os alunos sejam motivados a participar. Que a escola seja o motor deste projeto» referiu, por sua vez, a vereadora da Educação, Lucília Pina Monteiro.

As 27 melhores sugestões serão apresentadas em público no próximo Dia Mundial da Juventude, que se celebra a 30 de março. Uma jovem e um jovem, autores das duas ideias com maior impacto, serão designados Mandatários da Juventude, passando a acompanhar o processo de candidatura e a representar os jovens nesta iniciativa. «Através deste concurso queremos encontrar os Mandatários da nossa Candidatura, mas acima de tudo queremos traçar um novo 'bilhete de identidade' para a Beira Interior e ganhar inspiração das boas ideias dos jovens de toda a região» refere o coordenador da Candidatura, Pedro Gadanho.

Para concorrer, basta seguir três passos. Descrever a ideia em menos de 100 palavras (juntar ilustração, se necessário), apresentar numa página A4 e enviar a proposta em formato PDF para o correio eletrónico: bigideas@Guarda2027.pt. O prazo limite para envio das ideias ideias é as 24h00, do dia 16 de março de 2020. Mais informações sobre o concurso aqui.

Imagem: Guarda 2027 vai escolher mandatários para a juventude através de concurso de ideias