Quadragésima: Tradições da Quaresma unem cinco concelhos

18/02/2020

Em tempo de Quaresma cinco municípios da região organizam um programa único de Tradições da Quaresma e da Semana Santa, a desenvolver entre 26 de fevereiro e 12 de abril nos concelhos da Guarda, Belmonte, Sabugal, Covilhã e Fundão. Designada por Quadragésima, a iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa, pelos vereadores da cultura das Câmaras Municipais da Guarda, Covilhã e Fundão e uma técnica, da área do Património, da Câmara do Sabugal, no passado dia 17 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara do Fundão.

Um programa único, apesar das particularidades de cada um dos concelhos, constituído por teatro, canto, exposições (pintura, fotografia, bibliográficas), música, percursos pedestres, gastronomia e visitas guiadas, que pretende reavivar e fomentar as tradições religiosas destes territórios, quer na sua forma mais popular, quer na sua forma mais erudita de divulgação da religiosidade das gentes desta região e do património artístico local.

A Quadragésima teve início em 2003 no Fundão e, este ano, é o mote para mais um projeto a desenvolver em parceria, como é o caso da recente candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. Uma união de esforços em defesa do património cultural imaterial, com vista ao desenvolvimento regional, também através do turismo religioso.

No que respeita à Guarda, a iniciativa tem início com Cantos de Misericórdia e Paixão, pelo agrupamento da Casa do Povo do Paul, no dia 6 de março, pelas 21h30 na Igreja Matriz da Castanheira.

Já no dia 13 realiza-se o concerto de Música Sacra “Attendite et Videte”, às 21h30, na Igreja da Misericórdia.

Na noite de 21 de março (21h30) serão entoados cânticos de Encomendação das Almas, nas ruas da localidade de Videmonte. Trata-se da iniciativa Acordai, se Estais Dormindo.

O programa no concelho da Guarda prossegue a 3 de abril, às 21h30, com Sete Estações para Partir, uma para Chegar, música e teatro sacro pelo Agrupamento Cappella dei Signori, na Sé da Guarda.

No dia seguinte, 4 de abril, o palco da Quadragésima será a localidade do Marmeleiro. Dias de Silêncio trazem à freguesia uma exposição de pintura, uma visita guiada à Igreja Matriz (arte mudéjar), música sacra e gastronomia, a partir das 14h00.

A Música Sacra volta à Catedral da Guarda, no dia 7 de abril, com No Monte da Oliveiras pelo Ensemble Cardo-Roxo, pelas 21h30.

Por fim, o Teatro Popular Religioso A Cruz Jaz no meu Regaço, numa encenação de Daniel Rocha, encerra o programa no nosso concelho, no dia 11 de abril, a partir das 21h30, em Pousade.

Mas a Quadragésima é muito mais que isto, consulte aqui o programa completo a decorrer nos 5 concelhos.

Imagem: Quadragésima: Tradições da Quaresma unem cinco concelhos