Município da Guarda

Município da Guarda

O VII MOUSEION - Encontro Transfronteiriço de Museus foi na Guarda

Cultura
11/03/2020
leitura do texto

A cidade da Guarda foi escolhida pela Plataforma Transfronteiriça de Museus – MOUSEION, para a realização do seu VII colóquio, que acontece em cada dois anos, alternadamente numa cidade portuguesa e espanhola. A esta escolha não serão por certo alheias as dinâmicas culturais do Município da Guarda, que têm projetado a cidade e a região para um elevado patamar de qualidade e prestígio.

O tema escolhido 'Sustentabilidade Social de Emergência Climática', trouxe ao Museu da Guarda, durante 3 dias (de 6 a 8 de março), académicos e especialistas de Portugal e Espanha, mas também as pessoas concretas da comunidade, com os seus saberes e experiências. A iniciativa veio a transformar-se num momento de grande adesão da sociedade civil: associações, empresas, instituições escolares e individualidades. Da gastronomia às artes plásticas, da ecomuseologia à biologia, da bioagricultura ao artesanato, da música tradicional à erudita, da vitivinucultura à fruticultura autóctone, da escultura à pintura.

O VII MOUSEION reuniu mais de 350 participantes, sendo cerca de 200 deles público infantojuvenil, e teve na sessão de abertura as intervenções do presidente da Câmara da Guarda e da diretora regional de Cultura do Centro.

O encontro mobilizou ainda universidades e Museus da Península Ibérica, bem como, instituições de cunho artístico-ambientalista, como é o caso da Fundação Tormes EB de Salamanca.

Entre os dias 6 e 8 de Março a comunidade adensou-se no Museu e simultaneamente o Museu veio – uma vez mais para a rua. O colóquio saldou-se por um resultado claramente muito positivo, como o reconheceram e manifestaram publicamente, palestrantes, assistentes e organização.

Imagem: O VII MOUSEION - Encontro Transfronteiriço de Museus foi na Guarda