Câmara Municipal da Guarda vai requalificar Rua do Comércio

10/02/2015

A autarquia da Guarda vai requalificar até ao próximo mês de junho a Rua do Comércio, uma das principais vias de acesso ao centro histórico e um dos mais importantes acessos à Praça Luís de Camões. O projeto, orçado em 160 mil euros, é da autoria do arquiteto João Madalena e prevê trazer mais dinamismo àquela zona comercial da cidade mais alta.

Para além da instalação de alguns elementos de mobiliário urbano, como é o caso de floreiras, bancos, papeleiras, entre outros, é proposta a colocação de uma chapa metálica que poderá «balizar e diferenciar o sentido do tráfego automóvel em relação aos espaços pedonais», isto caso a artéria venha a ter novamente trânsito.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, referiu ontem (9 de fevereiro), durante a sessão pública de apresentação do projeto que decorreu na Sala António Almeida Santos, nos Paços do Concelho, que após as obras, em junho, a autarquia irá decidir se a Rua do Comércio continuará pedonal ou se terá trânsito, a partir da Rua 31 de Janeiro, com passagem pela Praça Luís de Camões ou pela Rua Augusto Gil. «Este projeto tanto serve se [a rua] amanhã for tapada ou continuar destapada, sem carros a passar ou com carros a passar. Acho que vale a pena dar-lhe este toque e depois decidimos se será atravessada por automóveis ou não», referiu o autarca.

Imagem: Câmara Municipal da Guarda vai requalificar Rua do Comércio