​António Rodrigues e Inês Gonçalves são os Mandatários da Juventude Guarda 2027

Cultura Informações e Serviços
04/05/2020

Estão encontrados os Mandatários da Juventude da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027. António Rodrigues, 17 anos, da Guarda, e Inês Gonçalves, 15 anos, de Aguiar da Beira, foram os dois jovens selecionados através do concurso de ideias BI 2047, promovido pela Candidatura ao longo dos últimos meses. Recorde-se que o BI 2047 desafiou os jovens da Beira Interior a apresentarem ideias inovadoras como legado do projeto, 20 anos após a Capital da Cultura. Os jovens foram selecionados, de uma lista de 12 finalistas, respetivamente com as ideias: “Panteão Cultural” e “Locais desabitados transformados em espaços naturais com alojamento”.

As reações dos escolhidos:

'A sério? Não estava à espera que a minha ideia fosse uma das selecionadas, mas estou muito entusiasmada em poder ser uma das Mandatárias da Juventude da Capital. Obrigada”. “A nossa professora de Português propôs-nos participar e como vivo num ambiente rural acho que o património natural deve ser valorizado. A minha ideia surgiu daí”, disse a Inês.

“É uma surpresa”. “A ideia surgiu-me de forma repentina e inspirei-me na cerimónia de abertura de um acontecimento desportivo na Coreia do Sul. Aquela forma tecnológica e virtual de apresentar conteúdos culturais fascinou-me”, conta o António

Sobre os mandatários:

António Rodrigues

Nasceu na Guarda. Em 2002. Chama-se António e vive numa aldeia, a cinco minutos da cidade. fÉ finalista do curso de ciências e tecnologias na Escola Secundária da Sé, na Guarda. Quer estudar BioEngenharia, porque gosta de Biologia e de Engenharia. E quem sabe, no futuro, com essa ferramenta dupla, pode ajudar a Beira Interior. É apaixonado pelos anos 70, 80 e 90 do século XX. E inspira-se na Cultura dessas décadas para refletir e pensar o mundo. Gosta de olhar para tudo o que passou e ganhar lastro para viver o presente e pensar o futuro. Toca guitarra desde os sete anos, nos tempos livres. E programa, como passatempo. É um dos mandatários da juventude da Guarda2027.

Inês Lopes Gonçalves

Inês vive em Dornelas, no concelho de Aguiar da Beira, num ambiente rural. Está habituada a respeitar o património natural e quer ajudar a que seja valorizado. O despovoamento pode ser uma oportunidade para permitir que terras vazias deem uma nova vida a outras pessoas. Inês é estudante do 10º ano do curso de humanidades, na Escola Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira. Pratica dança e toca violino. Gosta de visitar monumentos e passear ao ar livre, a ouvir os pássaros. É uma das mandatárias da juventude da Guarda2027.

Mais informação sobre os jovens e os seus projetos no site da candidatura, lançado hoje em www.guarda2027.pt

Imagem: ​António Rodrigues e Inês Gonçalves são os Mandatários da Juventude Guarda 2027