Conjunto de medidas excecionais nas áreas de intervenção Social e Educação

Direitos sociais Educação Informações e Serviços COVID-19
22/05/2020

​Câmara da Guarda reduziu em 110 mil euros a fatura da água aos munícipes

No passado mês de abril, as famílias, as IPSS e as empresas do concelho da Guarda usufruíram de cerca de 110 mil euros, resultantes do desconto de 30% sobre as tarifas de água, saneamento e RSU, contemplado na medida 1 do SalvaGuarda, Programa Extraordinário que o Município da Guarda está a levar a cabo na situação de emergência que se vive. Este desconto de 30% será também aplicado no presente mês de maio, indo ao encontro do objetivo da Autarquia em minimizar os impactos sociais e económicos decorrentes da Pandemia por COVID-19.

Autarquia da Guarda distribuiu 925 Kits alimentares a alunos e 105 cabazes de apoio alimentar a famílias

O Município da Guarda distribuiu desde o início de abril, no âmbito da área da educação, 925 Kits alimentares aos alunos dos escalões A e B, do ensino pré-escolar e primeiro ciclo. A distribuição quinzenal destes Kits, constituídos por bens alimentares essenciais, prolonga-se até ao final do presente ano letivo.

Ainda no que respeita à área de Intervenção Social, o Município distribuiu desde o passado dia 19 de março 105 cabazes de apoio alimentar a famílias, cada vez em maior número a solicitarem este tipo de apoio.

Município da Guarda assegura transporte a alunos em aulas presenciais

O Município da Guarda está a assegurar, desde o passado dia 18 de maio, o transporte dos alunos do 11º e 12º anos dos dois agrupamentos de escolas, com aulas presenciais.

Este transporte, que cumpre as indicações de segurança - Covid19, está a ser feito pela Câmara Municipal não só aos alunos que se deslocam das zonas rurais do concelho, mas ainda aos alunos da área urbana que têm aulas presenciais na Escola de S. Miguel e Escola Carolina Beatriz Ângelo.

Tendo em conta uma solicitação do Agrupamento de Escolas da Sé, a Autarquia faz ainda a entrega e a recolha de trabalhos escolares, de oito em oito dias, a alunos das zonas rurais e periferia da cidade.

Como anteriormente divulgado, estas e outras medidas, num total de 26 , fazem parte do Programa Extraordinário de Apoio “SalvaGuarda” que surgiu para mitigação dos impactos sociais e económicos decorrentes da Pandemia por COVID-19. Medidas de apoio, abrangentes às famílias, ao comércio local, às instituições e às empresas, no sentido de promover a proteção e manutenção dos postos de trabalho, e combater o impacto negativo na vida das famílias e instituições do concelho da Guarda. Um programa que ascende a um total de 850 mil euros na sua aplicação, ao qual acresce mais 1 milhão e meio de euros para pagamento a fornecedores, relativos aos meses de janeiro, fevereiro e março, ajudando assim na sua liquidez.

Imagem: Conjunto de medidas excecionais nas áreas de intervenção Social e Educação