Município da Guarda

Município da Guarda

Segunda edição do Guarda Racing Days só em 2021

Desporto Informações e Serviços Turismo COVID-19
15/06/2020
leitura do texto

O Município da Guarda e o Clube Escape Livre acabam de adiar para 2021 o Guarda Racing Days, previsto inicialmente para 11 e 12 de julho de 2020. A prova desportiva que no ano passado foi aclamada por todos, pela espetacularidade e dinâmica na cidade mais alta, não se realizará no próximo mês devido às ainda atuais condicionantes relacionadas com a pandemia por Covid-19.

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros 40-A/2020 do passado dia 29 de maio, em especial o disposto no respetivo Art. 19, a FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, anunciou que se encontram reunidas as condições para se poder preparar e implementar o reinício de todas as competições.

No entanto, a organização do Guarda Racing Days decidiu que as restrições ainda em vigor, nomeadamente quanto ao distanciamento, limite de público, normas de circulação e EPI não se coadunavam com as caraterísticas da prova, tanto ao nível de competição como de espetadores, pelo que o investimento não traria os resultados esperados. Para além disso, e desconhecendo a evolução da pandemia ao longo do próximo mês, poderia até acarretar um maior risco de contágio da pandemia.

Para Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, 'Estreámos esta prova com o Clube Escape Livre em 2019 e obteve o maior sucesso que se poderia esperar, pelo que a ideia sempre foi partir para uma segunda edição do Guarda Racing Days. Lamentamos toda esta situação atual, mas de facto, a prioridade continua a ser a saúde pública e continua a ser o cumprimento de todas as normas. Neste caso, ainda que avançássemos para a organização da prova, os níveis de adesão, de diversão e de segurança estariam comprometidos, dadas as características muito especiais do local da prova, mesmo dentro da cidade, com inúmeras dificuldades de contenção e distanciamento de público. Por isso, é um projeto que fica adiado para o próximo ano, e até numa pista mais preparada.'

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, 'Estamos em sintonia com o município no que toca ao adiamento deste evento, por todas as razões conhecidas relativas à pandemia. Embora estejamos a pensar realizar outras provas inscritas nos campeonatos da FPAK, porque têm outros palcos específicos, aqui no Guarda Racing Days não podemos arriscar o ajuntamento de milhares de pessoas. Cá estaremos para, em 2021, proporcionar um espetáculo anda melhor e receber ainda mais público, com toda a segurança. Não podemos deixar de agradecer a todos os patrocinadores, parceiros e pilotos já confirmados, que desde o primeiro momento quiseram estar connosco nesta prova, e contamos com eles no próximo ano.'

Imagem: Segunda edição do Guarda Racing Days só em 2021