Câmara da Guarda investe cerca de 75 mil euros em livros e material escolar, no próximo ano letivo

Informações e Serviços
06/08/2020

O Município da Guarda continua a investir em medidas de promoção do acesso à igualdade de oportunidades e de promoção do sucesso escolar, ao atribuir apoios económicos a todos os alunos 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB), público e particular no próximo ano letivo, de 2020/2021.

Estes apoios materializam-se na oferta dos livros suplementares de fichas a todos os alunos do 1º ciclo e apoio monetário para a aquisição de material escolar, no valor de 60 euros, aos alunos posicionados no escalão A e B da Ação Social Escolar.

O valor estimado de investimento nesta área rondará os 75 mil euros e é uma das formas da autarquia promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros das famílias com a Educação, tendo também em conta os tempos difíceis e incertos que estas estão a atravessar. Para além destes apoios, a Câmara disponibiliza ainda, a todas as crianças que frequentam a rede pública de Ensino Pré-Escolar e 1º CEB, uma Rede de Componentes de Apoio à Família (AAAF e Rede Municipal de ATL), que acolhe as crianças em horários não letivos, de manhã e de tarde, e assegura o fornecimento da refeição.

A Câmara da Guarda continuará também a garantir o transporte escolar dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário, sempre e quando a distância da residência ao estabelecimento de ensino frequentado for superior a 3 Km, dependendo se o mesmo está ou não equipado com cantina/refeitório. Sendo ainda assegurado o transporte em circuitos especiais a alunos com necessidade de transporte adaptado, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam.

A autarquia continua empenhada em valorizar e dar prioridade a políticas educativas e sociais, reforçando todo o apoio para que os jovens do concelho da Guarda possam ter acesso a uma educação com sucesso, colaborando desta forma na construção de um território educativo de qualidade.

Guarda, Cidade Educadora!

Imagem: Câmara da Guarda investe cerca de 75 mil euros em livros e material escolar, no próximo an