Município da Guarda

Município da Guarda

Agenda da BMEL para setembro e outubro de 2020

Cultura Informações e Serviços
28/08/2020
leitura do texto

Após um longo período pandémico de distanciamento social e isolamento, devido ao perigo de contágio por COVID19, é tempo de, aos poucos, e com regras especiais determinadas pela DGS começarmos a recuperar a “normalidade” do dia-a-dia. Nesse sentido, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço retoma este mês a habitual programação de atividades, visando a promoção do livro e da leitura, bem como, a facilitação do acesso à informação, à cultura, à educação, ao lazer e à criatividade.

Em setembro e outubro a biblioteca promove apresentações de livros com a presença dos seus autores, nomeadamente, Valter Hugo Mãe e João Tordo, escritores de reconhecido mérito nacional e com Jerónimo Jarmelo e Carlos Galinho, autores locais. Workshops, sessões de mediação da leitura, leituras encenadas, marionetes e teatro são outras propostas que a biblioteca desenvolve para a comunidade em que se insere, com o objetivo de contribuir para uma qualificada aprendizagem e para o desenvolvimento da criatividade.

As exposições, por possibilitarem leituras diversas sobre os seus conteúdos, constituem estratégias de comunicação que a BMEL privilegia. Assim, serão apresentadas duas exposições com linguagens diversificadas que darão a conhecer diferentes temas, conceitos, abordagens cientificas, artísticas e estéticas.

O escritor Valter Hugo Mãe mostra os seus desenhos e a importância que eles têm no ato da escrita, através da exposição “Serei Sempre o teu Abrigo”, sendo simultaneamente apresentado o catálogo que acompanha a exposição.

“Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço” é uma exposição organizada pelo Departamento de Biologia da Universidade do Minho que, através de uma instalação de croché que recria um recife de coral, permite observar as formas hiperbólicas presentes na natureza.

O Ciclo de Conferências Internacionais A Europa dos Escritores será retomado, trazendo à cidade, em setembro, o escritor francês Olivier Rolin, para proferir a conferência “Memoire et création littéraire” e, em outubro, o poeta e ensaísta português Fernando de Castro Branco que falará sobre “A Europa de Adolfo Casais Monteiro”.

A programação de setembro inicia com a continuação do Workshop “Livros Pop-Up”, por José Alberto Rodrigues, a decorrer nos dias 2, 3, 4 e 5. Já no dia 12, às 16h00, no Anfiteatro ao ar livre, será apresentada a obra “Contos das Terras Altas” do autor local Jerónimo Jarmelo. “Um conjunto de histórias pitorescas, de outros tempos, à volta de personagens típicas que habitaram na região do Jarmelo e do chamado “planalto raiano”. Ainda no dia 12, também no Anfiteatro, mas às 18h30, e com organização do TMG, é a vez do teatro com a peça Caminho. “Caminho através de danças. De épocas. De histórias. De movimentos de baile e de entrudo(…) O espetáculo realizado ao ar livre, com o público sentado, conta com a co-criaçāo de dez participantes locais, em todo o processo e a música do compositor local Tiago Pereira. Processo de afectos que aproxima quem chega e quem está”. Dia 19, 15h30, tem lugar uma iniciativa dirigida às famílias “O mar também tem coração”, um conto encenado, por Ângela Ribeiro.

A programação de setembro termina a 25 (18h00), com a retoma do Ciclo de Conferências Internacionais “ A Europa dos Escritores”, desta vez, com a conferência “Memória e criação literária”. Uma reflecção sobre os dois sentidos da palavra “memória”, pelo escritor e jornalista francês, Olivier Rolin.

Em outubro, a primeira oferta da BMEL é um Worshop por Andreia Brites. “Every Story Matters – Cada História conta” decorre a 3 de outubro, entre as 14h00 e as 17h00, para mediadores de leitura, nomeadamente para professores, bibliotecários, educadores, entre outros. Já no dia 10 é altura para conhecer melhor o conto ilustrado para os mais novos “Serei Sempre o teu Abrigo”, de Valter Hugo Mãe. A obra, que leva a refletir acerca do susto que o corpo prega e o quanto se torna essencial garantir o cuidado e o amor, será apresentada ao público em geral, às 17h00. Após esta apresentação, às 18h30, abre ao público a exposição “Abrigo – desenhos de escritor”, composta pelas ilustrações do conto, também em catálogo, e por estudos de uma aldeia nativa da Amazónia, cenário do próximo romance de Valter Hugo Mãe. A mostra estará patente ao público até 10 de dezembro. Ainda no dia 10, às 10h30, haverá na biblioteca a sessão de mediação de leitura para bebés, dos 0 aos 3 anos, “Era uma vez o Gato Maltês”, por Só histórias. Uma iniciativa que carece de inscrição até 8 de outubro.

A partir de dia 15 e até ao final do ano, 30 de dezembro, a BMEL apresenta a Instalação “Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço”. Uma organização conjunta da biblioteca e do Departamento de Biologia Escola Ciências e Comunicação de Ciência da Universidade do Minho.

Damos destaque a mais uma conferência do Ciclo “A Europa dos Escritores”, dia 16, pelas 18h00, o ensaísta e poeta (doutor em Literaturas e Culturas Românicas, Especialidade de Estética Literária) Fernando de Castro Branco vem à BMEL falar sobre “A Europa de Adolfo Casais Monteiro”. Um dia depois, a 17 de outubro, é lançada a antologia de dez histórias multifacetadas “De conto a romance vol.II”, do autor local Carlos Galinho. O dia 24 está reservado à apresentação do livro “O Interior – 20 Anos, 20 Autores”, uma organização do Jornal “O Interior” a propósito do 20º aniversário do jornal.

E porque somos uma biblioteca as apresentações de livros continuam. No dia 30, às 18h00, o escritor João Tordo estará na Guarda para a apresentação de “A noite em que o verão acabou”, um thriller imparável, em que nada é o que parece…

Por fim, dia 31, e ainda para as famílias, a biblioteca organiza o espetáculo de marionetas “O Cardume”, por Historioscopio, às 15h30, seguindo-se-lhe a oficina de reciclagem de plástico “Do plástico fiz sardinha”, para famílias com crianças dos 3 aos 12 anos.

Referimos ainda, que também a Biblioteca Itinerante retoma em setembro o seu percurso pelas aldeias do nosso concelho.

Imagem: Agenda da BMEL para setembro e outubro de 2020