Teatro Municipal da Guarda apresenta Agenda para setembro e outubro

Cultura Informações e Serviços COVID-19
08/09/2020

A partir de 18 de setembro, espetáculos regressam aos auditórios do TMG cumprindo todas as regras de Higiéne e Segurança da DGS

Com a agenda suspensa desde março devido à crise pandémica, o Teatro Municipal da Guarda (TMG) avança agora com a nova programação para os meses de setembro e outubro, com um menor número de atividades devido às contingências da COVID-19 e cumprindo todo um protocolo de higiene e segurança para público, artistas e trabalhadores, com base nas regras da Direção Geral de Saúde. No caso da lotação, por exemplo, os auditórios e o Café Concerto terão uma redução de 50 por cento de ocupação, por forma a garantir o distanciamento físico do público que assiste aos espetáculos.

No que à agenda diz respeito, são então destaque desta nova programação cinco estreias de espetáculos de teatro e dança: 'Alma' de Tiago Correia pela Companhia A Turma no dia 18 de setembro; 'Amadis no Paraíso', a nova criação do Aquilo Teatro, no dia 3 de outubro; 'Querer-se morrer confortavelmente na dor' da Terceira Pessoa no dia 8 de outubro; 'Assim nasce uma P.E.Ç.A', encomenda do 15º aniversário do TMG ao Kayzer Ballet no dia 17 de outubro; e o espetáculo 'Livro: Poema-Livre' de Sara Vaz e Marco Balesteros no dia 24 de outubro.

São também destaques desta programação o Festival One Man Band que decorrerá no Café Concerto do TMG nos dias 9 e 10 de outubro com os concertos de Rita Braga, Little Orange, One Man Riff, O Manipulador, Meta e Acid Acid e o arranque, em outubro, do 14º Síntese – Festival de Música Contemporânea da Guarda com o concerto dos Sax Ensemble e um Ensaio Aberto pelo Síntese – GMC, grupo organizador do festival que deverá prolongar-se depois até dezembro, com outras propostas.

A abrir esta agenda vai estar outro dos destaques desta programação: a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa que marcará o regresso dos espetáculos aos auditórios do TMG, no dia 18 de setembro. A Orquestra, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, vai apresentar duas obras: Concerto em Lá Menor, OP.102 de Johannes Brahms e a Terceira Sinfonia de Felix Mendelssohn.

De referir ainda o novo projeto de apoio aos artistas e criadores locais: Incentivart – Incubadora de Projetos Artísticos. Trata-se de um projeto que está também associado ao Museu da Guarda e à Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e que no TMG contará com residências artísticas de dança, teatro, música, multimédia, fotografia e artes visuais dos criadores João Louro, Sara Vaz, Daniel Gamelas, Ana Couto e Miguel Silva, Aquilo teatro, Teatro do CalaFrio, Mara Ricárdio Pacheco e Miguel Coelho. O resultado destas residências será futuramente apresentado no TMG.

Quanto aos espetáculos que ficaram suspensos durante o período de Estado de Emergência devido à COVID – 19 e que já estavam esgotados, nomeadamente, Salvador Sobral, Resistência, First Breath After Coma e as duas apresentações do bailado Quebra-Nozes serão reagendados em data a anunciar.

Nesta Agenda foram repostas quatro atividades que ficaram suspensas devido à quarentena: a exposição de fotografia 'A Alma do TMG em Redscale' de Miguel Silva o filme 'Parasitas' de Bong Joon-Ho, numa colaboração com o Cineclube da Guarda, o espetáculo de Sara Vaz 'Livro: Poema Livre' e o documentário 'Do lado de dentro' (15 anos TMG) de Hugo Moreira.

Link com a agenda completa aqui e Bilheteira online aqui.

Imagem: Teatro Municipal da Guarda apresenta Agenda para setembro e outubro