Câmara da Guarda lança Campanha para Esterilização de cães e gatos

Ambiente Segurança Informações e Serviços
16/09/2020

A Câmara da Guarda assinou a 15 de setembro um protocolo com quatro Clinicas Veterinárias da Guarda com o objetivo de formalizar a parceria que permitirá o apoio financeiro da autarquia à Esterilização de Animais de Companhia. Este apoio, contemplado numa campanha que se realizará até 29 de novembro de 2020, destina-se à esterilização de cães e gatos, e aplica-se à população residente no concelho da Guarda, até ao montante de 15 mil euros. Este protocolo foi assinado com as clinicas vete​rinárias do concelho: VETMED – Clínica Veterinária da Guarda, Animalvet – Hospital Veterinário, Centro Veterinário maisVida – Guarda e 6F's – Consultório Veterinário.

Com esta intervenção procura-se promover a melhoria do bem- estar e saúde de animais de companhia e evitar algumas situações de sobrepopulação, pois tem-se verificado alguns comportamentos sociais de abandono de animais, sobretudo de crias jovens, em contentores do lixo na cidade e lançados, principalmente ao fim-de-semana, através da vedação nas instalações do CRO Guarda (Canil Municipal) tratando-se de animais com dono sobretudo ninhadas indesejáveis com risco elevado e eventuais prejuízos para a saúde publica, procurando desta forma reduzir o numero de cães e gatos abandonados/errantes.

Mais informação sobre a iniciativa e sobre o processo de candidaturas aqui.

Imagem: Câmara da Guarda lança Campanha para Esterilização de cães e gatos